Já não temos mais uma cor definida. Não somos pretos, nem brancos, nem amarelos e nem vermelhos. Somos todos Preto Tribal, Vermelho Bombeiro e Amarelo Canário, somos todos coloridos! E isso é lindo!!Tattoos-Office-iStock_000044053810_Large A tatuagem busca diariamente seu lugar na sociedade. Cada vez mais pessoas fazem tattoos e expressam sua individualidade.images Para aprofundar o assunto vamos esclarecer dois termos e expor seu contexto jurídico para entendermos porque devemos lutar por nossos direitos.

O que é discriminação?discri1 Discriminação é o ato de diferenciar, separar, distinguir. Pode ocorrer em diversos contextos, porém o contexto mais comum é o social, através da discriminação social, política, religiosa, sexual ou etária que podem, por sua vez, levar à exclusão social (Fonte: wikipedia)

O que é preconceito ?85631253_59_51371008_8560
Preconceito é um “juízo” pré-concebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, culturas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”. Ao ser usado no sentido pejorativo costuma ser simplista, grosseiro e maniqueísta (Fonte: wikipedia)

Muitos tatuados já sentiram na pele o peso do preconceito. Olhares tortos na rua (e não são do Luan Santana), o lojista acompanhando TODOS seus passos dentro da loja, alguém perguntando se você consegue emprego “Com todos esses rabiscos no corpo”…557766_373854286015763_1573486473_n

A própria palavra carrega uma ideia de precedência do conceito. Aquilo é pré-existente, já construído na cabeça de cada um. E, só dizendo, tinta não altera o caráter de ninguém! Se a pessoa for íntegra, continuará assim após uma, duas ou mil tatuagens.

O preconceito aplicado e continuado acaba se tornando um movimento discriminatório, movidos por suas crenças erradas, as pessoas colocam os tatuados em má conta e descrédito.Cropped image of tattooed businessman greeting colleague

Hoje, com o número de tatuados crescendo em proporções bíblicas, a dinâmica social mudou um tanto. Existe a aceitação crescente da tinta na pele. As pessoas ficaram mais abertas ao diferente. Mas nem todas as pessoas têm este estado mental de aceitação do diferente. E a discriminação contra os tatuados cresce em peso e toma proporções que chamaram a atenção da esfera legal.prejudice

Por que não podemos assumir cargos públicos? O que uma tatuagem interfere na capacidade de uma pessoa exercer sua função com habilidade e competência?
São PRÉ-conceitos baseados apenas no achismo e não em dados estatísticos e comprovados.

Diz a Constituição Federal de 1988 (sim, aquela citada 2.341 vezes na câmara umas duas semanas atrás) em seu preâmbulo:

documentario11

  Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. 


E seguindo o famoso e universalmente citado Artigo 3º

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

E ainda, o também conhecido Artigo 5º

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

Vemos então que sim, temos proteção legal! Sim, devemos EXIGIR nossos direitos e SIM, devemos lutar por eles.

Você pode conferir algumas matérias sobre concursos públicos e tatuagens AQUI, AQUIAQUI e AQUI . shutterstock_231267163Bons ventos vêm aí. Mas a luta contra o preconceito nunca acaba.
Sejam mais, sejam melhores. Mostrem porque devemos ser tomados em alta conta, sermos valorizados. Mostrem que a tinta só nos faz coloridos, e não párias.

Uma campanha MUITO bacana que está rolando nas gringolândias é #lasaparenciasencañan ou #asaparenciasenganam. Vamos levantar esta bandeira !

[smartslider3 slider=8]

logo-2016-marca#artfusion #asaparenciasenganam