É Jovem, o bagulho ta louco

Mano… Dizer que o mar não tá pra peixe é chover no molhado.
A parada tá tão feia, que pai de santo tá usando Caldo Maggi na macumba.text5572

Mas a gente cansa de ver noticias de pessoas que fazem dinheiro na crise. E você pode ser um deles !!crise-ou-oportunidade

Ao invés de reclamar, vamos arreganhar as mangas e mãos à obra (de arte) !!image6207

Foca no Público-Alvo

seal-closePra ter clientes, você precisa conhecer clientes.
Mas a gente sabe que na vida não é tudo como queremos.
Não dá pra simplesmente sair da quebrada e ir tatuar aonde quiser.cliente-fidelidade

Quando vivemos de Arte, passamos por um dilema eterno:
Faço o que quero e gosto, e corro risco de demorar muito tempo para formar minha clientela
OU
Faço o que o público quer, pago minhas contas e sobrevivo frustrado?Banksy-Follow-Your-Dreams-Cancelled

Essa pergunta já tem resposta e você sabe ela. Quantos clientes você tem? Tem condições financeiras de fazer o que gosta? Já é conhecido ou está crescendo na profissão ?

Se tiver segurança financeira faça o que gosta.Uncle-Scrooge-McDuck-image-uncle-scrooge-mcduck-36758751-1024-768 Se ainda estiver percorrendo o caminho para gravar seu nome no mercado, faça o que seu publico pede. Afinal, todos precisamos pagar as contas.l2-300x225

Entendendo seu Cliente

happy-client-businessCada cliente tem uma história própria. Vontades e gostos bem diferentes um do outro.

E você tem que entender o que seu cliente quer ! Não adianta dizer : Só faço o que eu quero!
De que vale só fazer o que quer, mas não ter em quem fazer?29495722

Quando receber o contato do cliente, pedindo um orçamento, procure o máximo de informações sobre ele. Peça contatos de redes sociais e dê aquela stalkeada bacana.home_security_social_media_stalker

Trabalhe o desenho que seu cliente pediu. Se ele trouxe algo pronto, dê seu toque pessoal e faça ser exclusivo e único para ele. Mostre alternativas. Trabalhe em cima do que você sabe que ele vai gostar (já que você stalkeou ele, você já sabe de algumas coisas)iStock_000004794479XSmall

Atendimento - O segredo do Sucesso !!

Todo mundo gosta de ser paparicado. TODO MUNDO MESMO !kingPrincipalmente o seu cliente. Esse sim, adora um mimo. Vamos falar das 3 etapas do atendimento :

Pré-Venda :ImageConheça seu cliente. Dedique toda a atenção do mundo (naquele momento) à ele. Faça-o sentir que é especial. Prepare o desenho com carinho e antecedência. E vá além, faça mais do que somente uma arte. Ofereça alternativas (e veja bem, depois você pode usar as que ele não quis em outras tattoos) e sempre ofereça algo único. Conquistou seu cliente? agendou o horário? Vamos ao passo 2

Atendimento

Ofereça diferenciais ao seu cliente. Uma música que ele goste  (nessa hora, fones de ouvido são MARA), uma série no Netflix… aquela sala de espera com um Play ligado pra ele ficar felizão enquanto espera. Mantenha um ambiente acolhedor e limpo. Use a criatividade e prepare uma experiência de tattoo. Muito mais do que simplesmente fazer a tattoo, ele vai sair do estúdio mudado.

Pós-AtendimentoCQp0_XrWwAAVNPuSaiba o nome, aniversário, o time do coração. Se ele gosta de gatos. Conheça seus clientes a fundo. Aqui entra a parte mais importante. Depois que seu cliente sai pela porta do estudio, ele é bicho solto. Pode fazer mais tattoos com outros artistas. Mas você não quer isso né? Faça uma foto bacana e poste em suas redes sociais. Lembre do aniversário e ofereça promoções exclusivas. Dê um cicatrizante quando ele sair do estúdio ! Surpreenda seu cliente com muita atenção e carinho.

Crie !

593abe5b-cdd0-4d81-9260-2b5891413865

Estamos num ramo onde a criatividade é vital.
E você deve mostrar seu talento e evolução diariamente.
Faça diversos trabalhos e poste nas redes sociais.
Seja ativo em grupos e páginas. Só assim você será notado.
Trabalhos autorais e exclusivos são um grande diferencial.
E segura a mãozinha nervosa e NAO COPIE trabalhos de outros artistas.
É a maior mancada e fica feio pra você depois. Não vale a pena (eu garanto)

Preço Preço Preço

Nesses dias que o dinheiro tá mais curto que coice de porco, este assunto é comum nos estúdios. O cliente chora daqui, chora dalí, pede desconto…
O que podemos fazer aqui ?

wads_1788436c
1 – Facilidade no Pagamento
Faça a tattoo no Crédito. Divida em até X vezes, facilite ao máximo a compra. Mas lembre-se trabalhar com cartões traz um custo embutido. Repasse-o ao preço final da tattoo.

dreamstime_xl_326619852 – Precificação Correta
Já falamos aqui sobre como descobrir o CUSTO da sua tattoo.  Agora resta saber a média de preço que seus concorrentes praticam, adaptar à sua realidade profissional e colocar um pouquinho a mais (pra te dar margem para promoções)

Dica de Ouro !

Adão Rosa do Nautica Tattoo dá algumas dicas para você dar um olé na crise ! 11226873_1431598857145675_106748002_n

  1. Internet – Presença forte nas Redes Sociais, mostrando os trabalhos, estrutura e o dia a dia
  2. Sorteios – Sortear produtos e Tatuagens para trazer mais audiência para suas redes sociais
  3. Desconto – Usar a margem de lucro para poder dar uns descontos legais na tattoo
  4. Flash day – Ganhar na quantidade. Tattoos baratas e rápidas. Baixo custo, alta rotatividade

E aí? Curtiu ?

popup#artfusion