Patrícia tinha tudo para colocar um piercing: escolheu uma joia bacana para pôr na orelha, tinha coragem de sobra pra enfrentar o body piercier (profissional que faz o trabalho) e uma grande vontade de estrear na arte do body piercing em grande estilo.

Foi quando sua amiga falou para tomar cuidado com o quelóide. Depois de ouvir isso, o que surgiu na orelha de Patrícia não foi um piercing, mas uma grande “pulga atrás da sua orelha”. Ela ficou desconfiada e com medo. Afinal o que podia ser aquilo?
2015-06-11_Queloides_7

Vamos lá: quelóide é quando algum corte ou furo (no caso do body piercing) cria uma camada grosseira de tecido depois que cicatriza. Se for um corte, a cicatriz fica parecendo uma taturana. Em piercing, cria uma bolota junto com a joia. Olha, na boa, o negócio fica bem feio.
2015-06-11_Queloides_3

Em algumas pessoas, a formação de quelóide pode ser mais comum, como as que têm pele negra ou quem tem excesso de colágeno (substância que faz a renovação da pele).
2015-06-11_Queloides_2

A Patrícia (a do começo deste post), também não sabia que se tomasse alguns cuidados poderia fazer o piercing tranquilamente. Aqui vão algumas dicas: Depois que colocar a joia, só é preciso cuidar com carinho do piercing. Limpar direitinho todos os dias e não só durante o banho, precisa fazer várias vezes ao dia. Passar sabão antibactericida para matar qualquer bactéria e ficar esperto, se o furo ficar muito vermelho e começar a inchar, ir ao médico. Pode ser que a cicatrização vá formar quelóide. Ele vai receitar uma boa pomada antes que o pior aconteça.
2015-06-11_Queloides_8

Outra coisa importante e que ajuda na cicatrização é evitar comida muito gordurosa. Por uns tempos, esquece aquele churras regado a breja e com muita linguiça. Feijoada, nem pensar! Gosta de pegar sol? É melhor dar um tempo até a cicatrização terminar.

Detalhes importantes:
• Só entre nesse mundo do body piercing se um profissional e fera no assunto for colocar a joia. Repare no estúdio. Se o cara for meio “porquinho”, fuja! A higiene é fundamental!

  • Joia: se for meia boca, comprada no camelô perto do trampo, cai fora! Prefira as joias feitas de aço cirúrgico, titânio ou ouro branco que dificilmente vão causar problemas na cicatrização.
    2015-06-11_Queloides_9Fontes: Site Minha Vida / Arte no Corpo