A gente está fazendo um tanto de coisa errada e não sabe. Descubra os pontos críticos e previna contaminações

Contaminação a gente já sabe o quê é. Agora, por que Cruzada ?
Dentro do estúdio temos superfícies Estéreis (com contagem de microorganismos zero ou perto disso) e superficies Contaminadas (com aglomeração de microorganismos em número perigoso). E vamos entender corretamente : 90% do seu estúdio está contaminado. Sim, é desse tanto.

Fuck Yeah ! ou não...
Fuck Yeah ! ou não…

Sua luminária, superfície de trabalho, maca, fios e clip cords, sua máquina. Em níveis diferentes de contaminação e microorganismos diferentes, mas tudo está contaminado.
Vamos dar uma olhada nos pontos críticos e as formas de prevenir contaminações 😀

Bactérias presentes na mão
Bactérias presentes na mão

Tipos de Contaminantes

a) Contaminantes físicos: vidros, metais, madeira, poluição ou qualquer outro material que possa trazer problemas ao seu cliente

Poeira, Foligem, Pedaços de Coisas, Cabelo...
Poeira, Foligem, Pedaços de Coisas, Cabelo…

b) Contaminantes químicos: toxinas naturais (toxinas paralisantes, neurotóxicas, amnésicas e diarreicas, ciguatoxinas), toxinas microbianas (toxinas e micotoxinas), metabólitos tóxicos de origem microbiana (histaminas e tetrodotoxinas), contaminantes inorgânicos tóxicos, anabolizantes, antibióticos, herbicidas, pesticidas, aditivos e coadjuvantes alimentares tóxicos, tintas, lubrificantes, desinfetantes e produtos químicos de limpeza, desinfetantes, etc.

produtos para limpeza, gases, solventes...
produtos para limpeza, gases, solventes…

c) Contaminantes biológicos: bactérias, vírus, parasitas patogênicos e protozoários.

lembra dessas plaquinhas de petri com gelatina ?
lembra dessas plaquinhas de petri com gelatina ?

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO – Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/29208/tipos-de-contaminantes#ixzz4Bl5VDKXo

Estúdio

O Estúdio como um todo. Com uma grande rotação de pessoas entrando e saindo, seu estúdio é um grande foco de contaminação. Por isso o acesso limitado de pessoas à area de tatuagem. Menos pessoas transitando = menos contaminação externa. O que faz seu trabalho de limpar tudo depois, bem mais simples !
Mas vamos por partes :
Entrada –washington-tattoo-collective-1 Local aonde seus clientes e parceiros vão passar SEMPRE (afinal, vc vai entrar pela janela ?). Nível de Contaminação : ALTO, Tipo de Contaminantes : Fisico, Quimico e Biológico. Locais críticos, chão, maçaneta da porta, sofás e assentos, balcão, livros e revistas, bebedouro e porta copos.
Ação de controle : Higienizar as superfícies constantemente com solução clorada (para piso e locais que não estraguem com cloro) e produto anti-bacteriano (alcool 70 ou produto com ação similar), instalar dispositivo para vedar a porta de entrada (aquelas borrachinhas ou vassourinhas, para evitar insetos), instalar tela de proteção nas janelas se necessário.90e5287fc4fd37338e5686fe23dccf9c
Sala de Esterilização –DSC_6474 Nivel de Contaminação : Alto, Tipo de Contaminantes : Biológico, Físico e Químico. Alguns possuem este cômodo, outros não. Se possuir, é um foco intenso de contaminação biológica (por microorganismos), Ação de controle : sempre use luvas para manusear o lixo e dispor dele. Use luvas novas ao manusear o autoclave e sempre higienize as superficies dele para mante-lo esteril. Use luvas para descartar as agulhas e biqueiras e jogue-as fora junto.
Banheiro – Nivel de Contaminação : Banheiro, Tipo de Contaminantes : Biológico, Físico e Químico. Aqui temos um local que acredita-se MUITO sujo, mas por acreditarmos nisso, mantemos muito limpo. Então o nivel de contaminação é moderado. Porém existem alguns pontos críticos no banheiro, assento do toilette, tampa do lixo (sempre use lixeiras de acionamento por pedal), descarga e torneiras (se puder instalar automáticos, ótimo!), ralos (sempre use ralos que possam ser fechados) e a famigerada maçaneta. Ação de Controle – Limpe TODAS as superfícies com substância clorada. Troque constantemente o pano de limpeza (por que toda a sujeira vai pra ele né? E você vai acabar limpando um local e contaminando outro). Sempre use toalhas descartáveis de papel e se possível deixe um frasquinho de alcool gel para o cliente higienizar as mãos antes de sair.
Sala de Tatuagem – Aqui é onde deve ser mais limpo, mais impecável. Mas falhamos em diversos locais. Limpe o chão com substância clorada, higienize todas as superficies diáriamente. Vamos ver por partes

Máquina, Agulhas e Biqueiras

tattoo-machine-free-wallpapersParece estranho, mas sua máquina de bobina PODE e DEVE ser lavada. Uma aplicação para esterilizar ela e um leve banho de WD40 (leve mesmo, só uma camadinhazinha de nada), se for rotativa, por favor, não lave ela ! Mas passe um alcool 70 por fora, para evitar qualquer colonia de se instalar alí.
As agulhas já vêm esterilizadas de fábrica, em blisters individuais e prontas para uso imediato. Mesma coisa com as Biqueiras, é só abrir e usar… Correto ? Sim e Não. Explico :
A parte INTERNA do blister (aquele plastico em volta da agulha) é estéril. A parte externa não. Ela está em contato com o ar e veio de navio, direto da Chinaland. Contaminada com certeza ! Para evitar de Contaminar a agulha ou a biqueira, abra elas somente no momento de utilizar. Não coloque-as sobre a área de trabalho (que também é esteril) pois pode ocorrer a contaminação desta área. Agora a parte complicada : Você terá que trocar de luvas após abrir a embalagem para poder tocar na agulha e não contamina-la. Chato né? Eu sei !
Use também um protetor de máquina, para evitar que respingos caiam na máquina e você tenha que lavar ela com frequência.

Transfer

desodorante-transfer-forever-basto-para-decalque-tatuagem-22977-MLB20239427277_022015-FAqui não tem muito segredo. Apenas faça uso de transfer em loção ou spray, pois o uso é único. Você aplica determinada quantidade no cliente e não retorna com o produto para a embalagem, como acontece nos transfer em bastão.
Limpe a pele com sabão antibacteriano e alcool 70 antes de aplicar o transfer.

Tintas e Batoques

Philo_Nordlund_InkSuas tintas são estéreis mas o potinho está sujeito a contaminação, afinal ele está exposto ao ambiente. Mas nada tema ! Antes de cada uso e depois também, higienize os bicos com alcool 70. Jamais encoste o bico na tinta do batoque, quando já estiver tatuando. Você vai contaminar sua tinta todinha !! Pingue de uma distância e seja feliz 😉

Os batoques são um caso à parte. h57a5474Eles vêm em milhares e não são esterilizados. Você vai, pinga sua tinta estéril em um compartimento contaminado e… contamina a porra tinta toda!
Existem dois caminhos aqui : Um é guardar seus batoques em alcool 70, trocando este alcool de tempos em tempos (pouco tempo viu? não é pra deixar dois meses ele lá) OU usar os batoques que já vêm esterilizados. Daí tem que ter com eles o mesmo cuidado que com as agulhas, mão que pega na parte de fora, não toca na parte de dentro.

Fonte, Cabos, Bancada e Maca

100_7397Sua bancada é o seu santuário. Onde você coloca suas ferramentas. E onde você não quer nenhum tipo de contaminante.
Ao iniciar seu trabalho, higienize a superfície com uma solução adequada e aplique o filme plástico ou isolante cirurgico de bancada (este é bacana e geralmente vem esterilizado).
Agora coloque seus batoques esterilizados e sua máquina já isolada com protetor de máquina E clipcord. Finalmente coloque a tinta e deslizante que vá utilizar.

Sua fonte é um ponto crítico também. Limpe-a com alcool 70 (ou outro produto que não estrague a superfície) e isole-a com filme plástico.

Isole TODOS os seus cabos, protetor de clip-cord é de extrema importância.
Tome cuidado com o manuseio, sempre utilizando uma luva “virgem” para cada superficie. E nunca pegando em algo estéril com uma luva que tenha tocado em algo contaminado.

Luvas e Máscaras

download
Antigamente o pessoal era imortal, só pode ser !

Luvas exercem um papel vital para evitar a Contaminação Cruzada. Por serem descartáveis, você pode e DEVE trocar de luvas toda vez que for pegar em uma coisa diferente.
A luva não torna sua mão numa superfície anti-bacteriana e anti-sujeira, ela só isola sua mão de contaminantes e te faz lavar menos vezes ao dia suas mãos. SÓ ISSO.
Fique ligado  !

A máscara é uma proteção de duas vias, ela protege VOCÊ de eventuais respingos da tatuagem cairem na sua boca. E seu cliente pode ter algo e não saber ainda… Sempre bom se precaver !
E protege o CLIENTE da sua saliva e respiração. Quando você fala, milhares de goticulas de saliva são expelidas e acabam caindo alí, na tattoo. Se você tiver algum problema bucal, pode contaminar o local. E sua respiração também, você solta pelo nariz, além de ar, particulas de agua, saliva e tudo mais que seu pulmão resolver soltar por alí. O que também não é o mais indicado para entrar em contato com uma ferida aberta.
Considere também fazer uso de Mangotes Descartáveis (deixando seus braços isolados também e evitando contaminar a área) e Avental Cirúrgico (para evitar contaminação das roupas ou contaminantes das roupas de alcançarem a tatuagem)

Você

Ah sapeca ! Sem máscara ein ?
Ah sapeca ! Sem máscara ein ?

É tatuador, maroto e sapeca. Você é um grande vetor de contaminação !
Coçar o nariz, o cabelo, as costas… Todas ações que podem contaminar a área.
Ao realizar qualquer uma delas, troque de luvas (E POR FAVOR NÃO TOQUE NA CAIXA DE LUVAS COM A LUVA CONTAMINADA).

Sempre, SEMPRE lave suas mãos com sabão antibacteriano, aplique álcool gel e aí sim vista as luvas. Suas lindas mãozinhas ficarão limpinhas dentro da luva. Toda vez que trocar as luvas, lave as mãos novamente.

Sei que é chato, mas você é responsável por garantir a segurança do seu cliente.

É isso aí pessoal, dicas para você evitar a contaminação cruzada em seu estúdio e obter um resultado final bem melhor. Sabe aquela tattoo que de repente inflama e você não sabe por que ? Então; pode estar aí um bom motivo !
Ah ! E depois de terminada a sessão, lave a tattoo com sabonete antibacteriano e passe álcool 70 nela. Aí então aplique o cicatrizante e o plástico.

E aí? Curtiu ?

logo-2016-marca#artfusion