Neste mundo de CTRL-C CTRL-V que estamos vivendo, este assunto se torna cada vez mais importante. Você tatuador, não gostaria de ver um desenho seu, sendo tatuado por outro “artista” sem sua autorização expressa não é ?
Mas e o ilustrador do Homem de Ferro, que fez o desenho que você tatuou ontem ? E a familia do Rembrandt ? Será que ela está feliz de ver as obras de seu parente famoso, replicadas no couro de um tanto de gente ?
E por último, quem é o dono da imagem da tattoo ? Você ou seu cliente ?
Esse assunto é muito delicado e passeia por vários entendimentos legais, sem uma posição final sobre isso…
Mas vamos levantar a discussão :

maxresdefault
polêmica à vista !

Quando seu desenho é copiado

à sua esquerda, o original, à direita, a cópia …

Esses tempos de internet pra tudo que é lado, Instagram, Xvideos, Twitter, Facebook as imagens são quase que uma terra de ninguém. Você lançou ela na internet, qualquer um pode pegar e usar. Por “pode” entenda que tem a possibilidade, não o direito de uso.
Você fez o desenho, estudou, trabalhou, suou, chorou em cima daquela folha de papel, tirou uma foto do resultado e… Uma Semana depois ele está lá, no braço de um camarada que você nunca viu na vida, tatuado por outro mané que nem fala com você.
É… complicado isso aí !
Mas acalma-se jovem !
Você está protegido ! Os direitos autorais protegem a sua obra, artista. O momento que seu trabalho está pronto, você tem o direito de paternidade sobre ele. O que isso quer dizer ? Você tem o controle sobre reprodução, alteração, utilização e tudo o que envolva aquela peça.
Mas só no desenho no papel? E a tattoo que eu fiz e o rapaz ali copiou ? (e ainda por cima ficou uma bela porcaria) Ela também é sua propriedade intelectual !! Sua obra, sua filha.
Cabe sim, processo de quebra de direito autoral e uso indevido de propriedade intelectual.
Nossa sugestão neste caso é : SEMPRE poste seus trabalhos com sua logo, nome, marca d´agua ou qualquer outra coisa que te atrele àquela obra.

Mas quando eu faço uma obra de outro artista ? E aí ?

Goku de Akira Toriyama

Não temos muito controle sobre o que nosso cliente quer tatuar. Quando o cara quer o homem aranha da revista tal, ferrou. TEM QUE SER AQUELE HOMEM ARANHA.
Mas aí entram algumas questões que não levamos em consideração, mas que estão gerando processos para todos os lados nos EUA.
O personagem é registrado por uma empresa (Marvel Worldwide INC.) e só a dita cuja pode licenciar alguém a fazer uma obra com o personagem.
“Poxa, quer dizer que eu não posso fazer mais meus heróis tão bacanas ?” …pode; mas não deve.
“Mas fui eu quem fez aquele desenho, não copiei de ninguém…” sim, mas lembra do que dissemos acima, sobre os seus direitos ? Então, eles valem para todos !
“E eu tenho que pedir autorização de uso para a Marvel?” Não chega a tanto… mas pode acontecer deles encrencarem com sua tattoo (mesmo que a chance seja menor da de o Safadão ser sem sem vergonha – aquele 1%…)

E quem é o dono da “imagem” da tattoo ? Eu ou meu cliente ??

a famigerada tattoo do The Hangover 2

Aqui entra a polêmica das polêmicas. Quem é o “dono” da imagem da tattoo ? Meu cliente pode expô-la em qualquer lugar, TV, filme e fazer dinheiro em cima dela, sem minha  autorização ?
Rapaz, esse assunto é muito discutível.
Existem entendimentos em todas as direções : De que o artista é o proprietário dos direitos da imagem da tattoo, posto que fez a obra em uma midia, mesmo essa midia sendo a pele do cliente.
De que o cliente é dono de tudo referente à tattoo, posto que um contrato tácito foi firmado no momento da contratação do trabalho de se fazer a tattoo.
O cliente possui um tanto da propriedade, podendo “utilizar” a tattoo no dia a dia, mas o tatuador possui poderes sobre o uso amplo (para veículos de comunicação em massa e afins) da tattoo.
Não me xinguem, mas esta questão ainda está aberta demais para manifestarmos algum tipo de opinião sobre.
Mas adiantamos, a reprodução da tattoo em outrem, sem a autorização do artista ( por exemplo o filme The Hangover 2, onde o personagem faz uma tattoo identica à do Mike Tyson no rosto) configura ilegalidade.

No mais, se o artista que fez a tattoo do The Rock resolvesse processar todo mundo que reproduziu aquela tattoo sem autorização, ele iria rechear a conta bancária. Isso sim !

PDo-_ (1)

logo-2016-marca-metro

#artfusion