Hoje, vamos falar sobre um nome cercado de mistério, desconhecimento e raiva.
Ele é regulador, é certificador, é controlador. Hoje, em “De Frente com Simão”:

ANVISA

O Que É ?

De acordo com o Wikipedia:

agencia-nacional-de-vigilancia-sanitaria-anvisa-originalA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil.

Juridicamente concebida como uma autarquia de regime especial, a agência exerce o controle sanitário de todos os produtos e serviços (nacionais ou importados) submetidos à vigilância sanitária, tais como medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue, hemoderivados e serviços de saúde.

A autarquia é também responsável pela aprovação dos produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária para posterior comercialização, implementação e produção no país. Além disso, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores controla os portosaeroportosfronteiras nos assuntos relacionados à vigilância sanitária. Sua atuação abrange também o monitoramento e a fiscalização dos ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados à saúde. A agência atua ainda na esfera econômica, ao monitorar os preços de medicamentos e ao participar da Câmara de Medicamentos (Camed).

“…”Sua missão é: Promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, em ação coordenada com os estados, os municípios e o Distrito Federal, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde, para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.”

O Quê Faz ?

suits-ebola-sold
“O que Você acha Robert?” “Corra para as colinas, James! “

Fora ferrar todo mundo. A ANVISA é responsável pela certificação de produtos para fins diversos que atinjam a saúde e bem-estar do brasileiro médio de alguma forma. No nosso caso, a ANVISA verifica a formulação de cosméticos, tintas, vaselinas e transfers, agulhas e máquinas.

“Mas ela é muito chata! Não consigo trazer nada, não pode usar nada…”. Isso é meia verdade. Pensa numa mãe superprotetora, que só deixa o filho comer alguma coisa depois de ter 100% de certeza de que aquilo não fará mau ao seu amado pimpolho. Essa é a ANVISA. Seu papel é testar intensamente o produto para evitar que ele possa causar qualquer problema à saúde da população.

A Máquina de Tattoo é segura?  Ela deixa cair partículas de metal, plástico ou tinta do chassi, na tatuagem? Ela pode soltar algum tipo de gás tóxico quando esquenta? A montagem dela segue requisitos mínimos de limpeza para que não ocorra contaminação depois?

Imagine: A fábrica da sua máquina é muito suja. MUITO. Ratos, baratas, políticos… Toda sorte de criaturas sujas trafegam livremente entre os componentes da SUA máquina. Um belo roedor faz suas necessidades na caixa de chassis.

Fáblica da China
Fáblica da China

Suja tudo. Passam algumas horas, aquilo seca e fica invisível, indetectável. O amigão que monta sua máquina tira uma sujeirinha aqui, outra ali e pronto. Montou, mandou pra você. E você vai tatuar com a sua máquina nova, bonitona que acabou de chegar, mas não tem ANVISA, afinal; pra quê isso né?

Ao colocar a biqueira você “raspa” o xixi que estava grudado alí. E com ele, bactérias comedoras de carne que vivem no organismo do bicho contaminador. Toda aquela belezura cai na sua agulha, que era estéril até alí. E você INJETA aquela coisa toda no seu cliente. Pronto, está aí a origem do apocalipse zumbi! how-to-survive-a-zombie-outbreak-tony-moore-illustration
Daí seu cliente tem uma reação terrível, gasta uma fortuna em médicos e, te garanto, NUNCA MAIS vai trabalhar com você.

Mesma coisa com as tintas. Você garante que aquela tinta que você comprou na mão de um pé-sujo qualquer foi acondicionada corretamente? Ela sofreu alterações extremas de temperatura? Será que não passou nenhum bicho no bico da tinta? Você quer ter essa cruz nas costas?

Por Que Ela Me Odeia ?

^31B81F21F7D762BD3B26000306BBE0E3C0B4C02ACD919B652B^pimgpsh_fullsize_distr

Mas como assim rapaz? Não diga isso! A ANVISA não te odeia. Ela só peca na parte de conhecimento de mercado e tato na lida com o público.

Tipo aquele seu tio que é superbonzinho, mas tem cara do Tripa Seca. A gente precisa dela, para termos segurança! Você sabe que o produto comprado vai ter um nível mínimo de segurança.
– Poxa, mas ela não deixa ter Intenze, Eternal, máquinas consagradas mundo afora…

O que acontece com esses materiais é o seguinte.

Testando as novas tintas !
Testando as novas tintas!

A nossa querida ANVISA fala português. E eles falam Japonês (isso é uma analogia viu? E se não souber o que é analogia… xiiiii). Um não entende o que o outro fala. Um faz testes para milionésimo por parte e outro por bilionésimo… e assim vai. Os parâmetros de teste são diferentes também. Então para um produto importado ser certificado pela ANVISA, teria que correr testes no Brasil. Testes estes que são CAROS pra cacildis.

E Agora Professor Tibúrcio ?

tiburcio
Então Classe, entenda a importância de termos uma agência que regulamenta, controla e certifica os materiais que utilizamos.

Se a ANVISA não supervisionasse, muito provavelmente o nível dos materiais que encontraríamos em nossos mercado seria MUITO pior.

Ela erra? SIM, e muito. Ainda temos um grande caminho a percorrer até chegarmos a um ponto onde temos variedade, preço e segurança!

Você tatuador, tem um papel importante nisso tudo! Exija produtos certificados e originais. Pela segurança do seu cliente e pela sua também!!

Lemblanças da Tulma de Dois Mil e Tlês
Lemblanças da Tulma de Dois Mil e Tlês

logo-2016-marca

#artfusion

Curtiu? Aprendeu algo bacana? Compartilhe, comente, mostre seu amor !!