Quando falamos em tatuagens algumas dúvidas sempre aparecem: em qual camada da pele elas são feitas e por que são definitivas? Vamos lá!

A pele é dividida em três camadas: epiderme, derme e tela subcutânea. As tatuagens são imagens obtidas pela introdução de partículas pigmentadas na derme com auxílio de agulhas. O pigmento introduzido é então fagocitado por macrófagos locais.

tattoo-tatuagem-pele-01

As imagens tendem a manter-se pelo fato de haver várias gerações de macrófagos que podem apoderar-se, localmente, da pigmentação que fica disponível com a morte de outros. É portanto pelo fato de se introduzir na derme que os pigmentos ficam para sempre na pele, ao passo que, quando nos riscamos com uma caneta, uma vez que o pigmento se vai restringir à epiderme, a tinta sai com algumas lavagens

tumblr_mh4zfohYR91rluvfko1_500

Para sempre, ou não?

Embora novas técnicas para remoção apareçam a cada ano, a verdade é que retirar tatuagens é tarefa difícil e por vezes dolorosa. Qualquer que seja a opção de retirada escolhida, as cicatrizes decorrentes são quase sempre inevitáveis. Às vezes não há marcas, mas pelo tipo de desenho ou cores utilizadas a remoção total é impossível.

tumblr_m5fc5yoExW1qam7wso1_1280

Por isso, a pessoa que desejar se livrar da tatuagem precisa avaliar se prefere mantê-la ou ficar com algum tipo de cicatriz ou mancha no local.

A extensão dos problemas vai depender do tamanho da tatuagem, bem como da reação da pele ao tratamento aplicado.

Esta pergunta foi respondida pela equipe de professores do serviço Professor Web. 

Dicas para diminuir as chances de se arrepender

– Não tenha pressa

Evite fazer uma tatuagem por impulso. Pense bem se você realmente quer uma, pese os prós e os contras e seja paciente. Uma boa dica é estabelecer uma data. Se você realmente quer fazer uma tatuagem e acha que não vai se arrepender, ainda vai querer daqui um mês, seis meses ou um ano. Não há pressa, já que ela provavelmente vai passar o resto da vida com você.

– Conheça o profissional

Procure um tatuador conhecido, que já tenha feito desenhos em outras pessoas que você conheça.
Nada de escolher um estúdio só porque ele fica no caminho de casa. Se não tiver nenhuma indicação de amigos, procure conhecer trabalhos anteriores do profissional.
Tatuadores sérios não se incomodam com isso. Também vale lembrar que, como qualquer artista, tatuadores têm estilos próprios.
Se você quer uma borboleta delicada melhor não escolher um profissional com um estilo de desenho mais agressivo.

– Escolha um desenho adequádo

Pense bem na hora de escolher o que tatuar. A maioria dos tatuadores aceita fazer desenhos personalizados, mas alguns cobram para isso (muitas vezes o preço pago para fazer o desenho no papel é descontado na hora de fazer a tattoo – combine isso antes). Não sinta vergonha de pedir todas as modificações que quiser, a tatuagem é sua e ficará com você para sempre. Profissionais sérios entendem isso e não se incomodam em modificar um desenho tantas vezes quanto for necessário. Se ele reclamar, procure outro.

 

Fonte : Texto: Oi Educa/Artfusion  Fotos: Google