posso-doar-sangue-se-tenho-tatuagem-1.jpg

Uma dúvida que com certeza já passou na cabeça de muitas pessoas tatuadas é se é permitido doar sangue com tatuagem. Para quem tem esse hábito de ajudar ao próximo é importante ter algumas informações.

Ainda mais se você tiver feito um desenho recentemente ou se está com infecção por causa de alguma reação alérgica que o seu corpo apresentou. Confira a seguir e veja se está liberado para fazer essa doação.

posso-doar-sangue-se-tenho-tatuagem.jpg
Dúvidas e dicas para tatuados que vão doar sangue
Para quem tem dúvidas quanto a doar sangue depois de fazer uma tatuagem é importante saber que é necessário alguns cuidados e também um tempo mínimo para fazer esse procedimento. O mais indicado é que a pessoa espere cerca de um ano para fazer a doação.
Isso porque é esse o período em que o organismo precisa para criar os anticorpos necessários e ficar mais resistente contra doenças como HIV, chagas e hepatite que são facilmente transmitidas por doações de sangue, procedimentos com agulhas e outros similares.
Essa é uma medida essencial que inclusive está disponível no site do Pró-Sangue e faz parte dos pré-requisitos dessa etapa, assim como estar acima de 50 Kg e ter mais de 18 anos. Após esse período você poderá ir normalmente doar, pois depois da coleta é feito uma série de exames para saber se você é um doador favorável e não possui a chance de contaminar nenhum paciente.
Apesar de todos nós corrermos o risco de contrair vírus, infecções e doenças durante o procedimento de fazer a tatuagem dentro do estúdio é bom tomar todos os cuidados possíveis para prevenir isso. Portanto, pesquise bem quais são os locais mais indicados e quais são os profissionais que realmente são bons no que fazem.
E vale lembrar que cada vez mais os bancos de sangue estão precisando de novos doadores, então espere o tempo mínimo e ajude também a salvar outras vidas. 
___________________________________________________________________
Fonte:arte no corpo