Caveiras Mexicanas

Uma tatuagem cuja popularidade tem crescido muito é a caveira mexicana. Elas surgiram com o festival do “Día de Muertos”, uma festa bem alegre onde se homenageiam, com doces, música e muita comida, parentes e amigos já falecidos. E alguns chegam até a acreditar que os mortos vêm, à época, fazer visitas.

A origem dessa festa é bem antiga e surgiu antes da vinda dos espanhóis para a América. Há registros que indicam que os povos indígenas, como os maias e os astecas, já praticavam esse culto. Porém, quando os hispânicos chegaram, aterrorizados com esse culto, resolveram alterá-lo um pouco e fazer com que coincidisse com os feriados do Dia de Todos os Santos e Dia dos Finados (de 31 de outubro a 02 de novembro).

A deusa para quem os familiares oram nesse dia é Mictecacíhuatl, a dama da morte e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos. Essa deusa também está relacionada a La Catrina, uma personagem de José Guadalupe Pousada. Essa nada mais é do que uma representação humorística de uma dama da high society em forma de esqueleto. E isso faz com que as pessoas se lembrem que, independente da condição social de uma pessoa, todos são iguais perante a morte.

Entre guloseimas e comidas, um doce que se destaca nessa comemoração é a Caveira de Açúcar. Esse doce é uma das formas de homenagear o defunto. A família faz uma caveira de merengue, açúcar  e água, escreve o nome do homenageado e a pinta bem colorida. Também é possível ver desenhos de caveiras coloridas na decoração e em máscaras. Além desse doce, os finados ganham altares com objetos em sua memória, como retratos, perfumes e brinquedos.

Quando falamos das tatuagens de caveiras mexicanas, podemos ver vários desenhos diferentes, pois cada tatuador e tatuado pode interferir na imagem mudando as cores e acrescentando elementos como estrelas, corações, arabescos e até mesmo cabelo. Assim, você pode criar uma que tenha um significado especial pra você.
Caveiras mexicanas

_______________________________________________________________
Fonte: Tattoo tatuagem