Conheça a história e a simbologia da arte corporal ao redor do mundo e do tempo
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)

Maori

A tatuagem maori tem origem nos antepassados dos povos que primeiro colonizaram onde hoje fica a Nova Zelândia, de origem polinésia, e pode ser considerada uma das mais antigas de que se tem notícia. Sua função não era a de embelezar o corpo, mas sim de contar toda a história da pessoa. Por isso, nunca haveria o mesmo desenho em dois maoris diferentes. Os maori acreditavam que a cabeça era o lugar mais sagrado do corpo, por isso, a tatuagem mais popular que remete a este povo é a que vai no rosto. Já o traço tribal é famoso por suas curvas e espirais. O modelo mais comum cobre a face por inteiro e seu significado está atrelado a poder, status e prestígio.
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)

Japonesa

Entre os séculos 19 e 20, o governo japonês proibiu o ato de tatuar, devido à conotação criminal que a arte possuía. Apenas em 1948, a prática foi totalmente legalizada. Ainda que ilegais, as tatuagens não foram totalmente extintas naquele período, na terra do sol nascente. As tradicionais eram associadas à máfia nipônica, no início. Mas, cada vez mais, dragões e carpas têm feito a cabeça do público contemporâneo.
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)

Astecas
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)

As tatuagens astecas são as mais antigas de que se tem conhecimento e sua popularidade continua em alta, mesmo centenas de anos depois desde o desaparecimento deste povo. Original do México, suas raízes se encontram no século 14, quando então significavam a devoção para o deus de seu povo. Templos astecas, guardiões espirituais, máscaras e serpentes são os principais símbolos encontrados nos desenhos.

Africanas
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)

A ampla variedade de tribos da África explica a grande dificuldade que existe em definir o estilo e traçar a história da tatuagem do continente. Hierarquia das tribos, localização geográfica, proteção espiritual e rituais de passagem de uma fase da vida para a outra são apenas alguns dos propósitos de se tatuar, em diferentes tradições africanas, tanto no passado quanto no presente. Todas as formas de animais, plantas, ancestrais e espíritos que lá existem podem ser encontrados no decorrer da história, não apenas na forma de tatuagem como também em pinturas de corpo, cicatrização e escarificação.

Celta 
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)

A base das tatuagens celtas são nós bem trabalhados, espirais místicas e padrões que misturam humanos, animais e formas orgânicas. A mais famosa tatuagem celta é a cruz, geramente latina, com um círculo no centro. Entre famosos que carregam um desenho do gênero gravado no corpo, estão o jogador de futebol inglês Wayne Rooney, o cantor Robbie Williams e a ex-Spice Girl Melanie C.

Havaiana
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)

As tatuagens tribais havaianas sempre foram tidas como obras de arte e, ultimamente, têm ganhado bastante popularidade. Requerem um tatuador bem especializado para reproduzir com precisão os detalhes de sua tradição – simbolizada por deuses, deusas e animais considerados prósperos por sua cultura. Dentes de tubarão no pescoço são frequentemente combinados com estes desenhos de dragões, lagartos, deuses e até lanças no corpo.

Filipinas

Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)
A história do país formado por pequenas ilhas é bastante rica, no que diz respeito a tatuagens. Variadas tribos tinham costume de usá-las como uma maneira de realização ou classificação. Figuras de guerreiros no peito e rosto costumavam significar força, enquanto outras, em lugares específicos, diziam muito sobre a linhagem da tribo. Para as mulheres, a arte era considerada marca da beleza. 

Indianas 
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)

Tradicionalmente, as tatuagens indianas eram feitas com folhas de henna, produto natural que tinge a pele temporariamente. Eram comuns principalmente entre mulheres e meninas. Com o tempo, o povo modernizou a tradição e passou a usar as antigas figuras permanentemente no corpo. Deuses indus, rostos tribal de homens e mulheres, símbolos sagrados e escrituras são as mais populares.

Na foto acima, detalhe de uma das tatuagens do jogador de futebol inglês David Beckham, que escreveu o nome de sua esposa, Victoria, em hindu.

Egípcias
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)
As tatuagens egípcias são normalmente hieroglifos, símbolos usado no sistema de escrita egípcio. Baseados em figuras simples de objetos bem difundidos, é um dos alfabetos mais antigos do mundo. Desenhos que representam os deuses do Egito também são bastante tradicionais. Rihanna, por exemplo, tem uma deusa Ísis tatuada na região abdominal.
Maias
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)
As tatuagens maias mais frequentes representam o que as estrelas preveem para o tatuado, segundo seu dia de nascimento. No total, são 19 símbolos, relacionados a diferentes personalidades, atitudes e desejos das pessoas. Atualmente, o número de tatuadores especializados em tatuagem maia é grande. Tradicionalmente, os desenhos são feitos nos braços, no tronco do pescoço, nas pernas e no crânio.
Símbolos chineses
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)
A China possui uma vasta história da arte corporal, mas, na última década, as tatuagens de origem chinesa atravessaram o continente e passaram a ser comuns também no Ocidente. Desenhos do Buddha, de dragões e de elementos da cultura popular estão entre os mais comuns.
Mexicanas
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)
Cores e drama compõem as tatuagens mexicanas. Para os artistas que trabalham com essa arte corporal, a cultura mexicana é inspiração constante para a criação de desenhos coloridos. Há vários temas profundos que representam a tradição, como vida, morte e natureza
Árabes
Designs popular de tattoo tribal (© Rex Features)
Tatuagens árabes são amplamente inspiradas na linguagem e na caligrafia árabes. Embora alguns seguidores do Islamismo preguem que se tatuar é contra os princípios da religião, tattoos como as citadas previamente são muito populares tanto em países de maioria árabe e também no resto do mundo. O mais comum é tatuar o nome de um familiar ou do cônjuge.
_____________________________________________________________________
Fonte:msn