maquinas-para-tattoo.jpg

Quem está começando a trabalhar como tatuador costumar ter muitas dúvidas, que vão desde a compra do kit de tatuagem, o tipo certo de agulha até qual máquina deve escolher. São bem comuns entre iniciantes perguntas como: “a mesma máquina faz vários traçados?”

A primeira máquina de tatuagem surgiu em 1891, pelas mãos de Samuel O’Reilly, e foi baseada em uma impressora autográfica.

A máquina moderna é capaz de inserir a agulha na pele de 80 a 150 vezes por segundo, e é composta de algumas das seguintes peças:

Chassi, local onde todas as peças são encaixadas.
Bobinas para puxar o suporte da agulha
Mola traseira, responsável por estabelecer a tensão certa da agulha
Mola dianteira, responsável por ligar e desligar a chave do relê, de acordo com sua flexibilidade.
Suporte de agulhas, onde a haste da agulha se encaixa e movimenta-se.
Trava de tubo, para travar o tubo da biqueira.
Posto traseiro, parte do chassi onde se encaixa o clip-cord, componente que transmite a energia elétrica da fonte até a maquina de tatuar.

tipos-de-maquinas-para-tattoo.jpg

A pedaleira é responsável por liberar ou cortar a energia. Já o clip-cord, que é um fio plugado na fonte e ligado à máquina, é o condutor de energia da fonte até a máquina. Na hora de montar deve-se regular a voltagem da fonte de energia, esterilizar as biqueiras e hastes soldadas, independente do modelo da máquina.

Os três tipos de máquinas para tatuar mais indicados para quem está começando são a de traço, pintura e sombra.

A primeira tem como características mola curta e dura, a segunda é de mola longa e maleável e a de sombra tem mola média e é maleável.

É possível fazer todos os traços com todas, mas só quando tiver muita experiência.

Máquinas Rotativas 

As máquinas de tatuagem rotativas possui um motor eléctrico que acciona fisicamente a agulha para cima e para baixo, onde um padrão de duas máquinas de bobina usa magnetismo para mover as agulhas.

Algumas vantagens de uma máquina rotativa de estilo podem ter sobre as máquinas tradicionais é que eles muitas vezes pesam menos do que as máquinas convencionais.

Porque uma maquina rotativa usa um único motor em vez de duas bobinas, e um conjunto de barras de armadura, que pode pesar tão pouco quanto a metade tanto quanto uma máquina de aço estampado padrão bobina frame.

Máquinas rotativas usam entradas RCA para poder deles, tornando-os mais fáceis de conectar e manipular,mas também o tradicional clip cord.

Máquinas rotativas executam eficientemente na mesma tensão (cerca de 5.75v para 7v) como uma máquina de bobina padrão, não há necessidade de comprar uma outra fonte de alimentação.

Máquinas rotativas também utilizar as mesmas agulhas e combinações de biqueira como um padrão da máquina e pode ser usado para colorir ou sombrear uma tatuagem.

Máquinas rotativas são uma questão de preferência. Você nunca vai saber se é o certo para você até que você tente um e decidir por si mesmo

_____________________________________________________________________________________