Para realizar o processo da tatuagem, você como tatuado e principalmente, você como tatuador, deverá tomar muitos cuidados pré, durante e pós tattoo. Por se tratar de uma utilização com equipamentos estéreis e agulhas, há normas adequadas as quais o tatuador é recomendado a seguir.

tatuando2

suporte-dentro-autoclave_m

Os riscos de infecção, reações alérgicas ou cicatrizes poderão aparecer em casos do tatuador simplesmente não esterilizar corretamente seus materiais, processo que necessita de uma autoclave, materiais descartáveis usados em mais de um cliente, alergia à tinta utilizada ou o trabalho severo na pele do cliente sem que se passe nada durante o procedimento.infecção

Cuidados que deverão ser tomados:

– Seu estúdio deverá estar meticulosamente limpo, contendo um espaço para desinfecção com água corrente quente e fria. Recipientes próprios para colocar algodão e agulhas que serão descartadas .
– Todo e qualquer utensílio que será usado e que não poderá ser submetido à uma autoclave, deverá ser limpado com detergentes próprios.
– Utilizar luvas descartáveis durante todo o procedimento com as mãos limpas.
– A área a ser utilizada para tatuar deverá estar higienizada e coberta com plástico transparente.
– Para não correr o risco de cicatrizes feias na pele do seu cliente, há produtos com o objetivo de acalmar e suavizar a pele durante o procedimento da tattoo.

clean tattoo
– Sempre faça um teste da tinta que você utilizará na pele de seu cliente para o mesmo não ter problemas com alergia. (OBS: No Brasil só é permitido utilizar produtos registrados na ANVISA, tais como: pigmentos, agulhas, biqueiras, entre outros. Recomendamos sempre produtos registrados.)
– Feita a tatuagem, instrua seu cliente a passar pomadas e/ou cicatrizantes para um melhor resultado da mesma.