A técnica Shadow e a tendência para 2021
Julia - 20 de janeiro de 2021 - 09:06
Que a micropigmentação de sobrancelhas se tornou um forte mercado já em potencial, todo mundo sabe. Mas algumas técnicas vem chamando bastante atenção dos profissionais e dos clientes, como é o caso da micropigmentação Shadow (em português, sombra).

Athina Lopes, micropigmentadora do Art Fusion Concept
Como é muito importante para as clientes um resultado impecável e que deixe bastante natural, a técnica Shadow e Esfumado são as mais procuradas atualmente nesse mercado. A Shadow se diferencia um pouco da técnica Esfumado pelo principal motivo de conter degradê em sua técnica, enquanto a Esfumado não tem esse efeito.
Conversamos um pouco com a Nay Bertolassi (@nay_bertolassi), especialista em formação profissional da área, e fizemos algumas perguntas para entender melhor como funciona, e ainda saber qual a tendência (na opinião dela) de micropigmentação para esse ano que se inicia!

Nay Bertolassi
1. Qual a principal diferença da técnica Shadow para as outras técnicas de micropigmentação de sobrancelhas?
R: A shadow pode ter vários efeitos, e nada mais é do que uma sombra. Pode ser mais natural ou mais marcada, permitindo um resultado com efeito de henna, bem definida, ou com uma estilo degrade que chamamos de Ombre, na Ombre permite deixar ela mais definida ou mais natural efeito pixels.
2. Os cuidados pós procedimento são os mesmos de qualquer outra micropigmentação?
R: Os cuidados são sempre os mesmos pra qualquer técnica de micropigmentação. É indicado usar um restaurador dérmico pra ajudar na cicatrização e seguir os passos pra uma cicatrização perfeita, como evitar sol, praia, sauna, não tirar as casquinhas e sempre deixar a região higienizada!
3. Costuma durar quanto tempo?
R: Quanto mais escura como uma esfumada, maior a duração, podendo durar em média de 2 a 3 anos. Já as técnicas mais naturais como Ombre pode durar de 1 a 2 anos. É recomendado a cada 1 ano fazer uma manutenção se necessário.

Athina Lopes, micropigmentadora do Art Fusion Concept
4. A técnica Shadow é melhor indicada para algum tipo de pele? Ou não faz diferença?
R: Uma pele muito oleosa, ou um fototipo alto é indicado trabalhar com uma shadow. Sobrancelhas muito assimétricas, onde tem que transformar o desenho, é indicado trabalhar com técnicas de sombra também.
A Nay explicou que peles oleosas tem maior dificuldade na fixação do pigmento. Então ao trabalhar com fios no TEBORI, por exemplo, a fixação não vai ficar tão legal, então nesse caso é indicada a Shadow. E os fototipos mais altos tem maior dificuldade em aparecer a pigmentação se for uma técnica fio a fio. A Shadow vai aparecer bem mais.
5. Com qual tipo de equipamento pode ser feita a técnica?
R: Pode se usar tanto um dermógrafo (aparelho usado na Micropigmentação), como pode ser usado também uma máquina de tatuagem. Vai da experiência do profissional, se entende bem de profundidade ideal e da técnica pode usar qualquer aparelho.
6. E por último, qual procedimento você acha que vai bombar em 2021?
R: A naturalidade está cada dia mais em alta, as técnicas pixels são muito pedidas, esse ano eu aposto nas técnicas pixels, que é um estilo de sombra natural.

Procedimento feito pela Nay Bertolassi com a técnica de Pixel
Além disso, conforme o blog Rei do Tebori mencionou, a técnica Shadow é eficiente em neutralizar procedimentos anteriores, desde que a pigmentação anterior esteja bem clarinha.
Viu pessoal? Como já tínhamos mencionado, as técnicas que deixarem um resultado mais natural vão bombar nos próximos meses! Em qual vocês vão apostar?
*Vale lembrar que é necessário um curso profissionalizante para você começar a trabalhar com essas técnicas, ok?
A Art Fusion Tattoo Company possui um catálogo enorme de produtos de micropigmentação, clica aqui para acessar nosso site e conferir!