Julia - 16/04/2021 - 17:11

Tattoo

Encontre notícias por palavra-chave:

Anestésico na tatuagem?

Avatar

Julia - 16 de abril de 2021 - 17:11

Posso usar anestésico na tatuagem? Quais são os riscos reais e os não reais? Aposto que você já ouviu falar desses produtinhos ”inofensivos” que podem te ajudar a não sentir dor na hora de tatuar.

Aqui vamos te explicar melhor o por quê não é recomendado usar, na visão de quem entende!

Primeiro, vamos esclarecer:

O que é anestesia?

anestesia, medico,cuidado, tktx,

Anestesia é um estado onde há a ausência total de dor. Ocorre durante uma cirurgia ou alguns tipos de exame, como a endoscopia, por exemplo. Ela pode ser geral (o corpo inteiro não sente) ou local (quando é aplicado somente em uma região específica). E durante o processo, é controlado sua pressão arterial, pulso, ritmo cardíaco, respiração, entre outras coisas.

Quem pode aplicar? 

medico, doctor, estetoscópio

É importante saber que, POR LEI, somente médicos e dentistas podem fazer o uso de anestésicos. E para vocês terem uma ideia do risco, nem é qualquer médico formado que pode utilizar, é necessário que o mesmo tenha algum tipo de especialização em anestesia para poder aplicar. Como foi explicado no tópico anterior, é controlado diversos pontos durante o uso, então realmente não é qualquer um que pode aplicar e acompanhar.

É possível um estúdio de tatuagem aplicar, mesmo com alguém especializado?

Mesmo se alguém especializado aplicar o anestésico na tatuagem, a pessoa terá que ficar acompanhando todo o processo por causa de uma possível reação. E outra, dentro do estúdio terá que ter todos os equipamentos necessários como desfibrilador e oxigênio, por exemplo. Todos os equipamentos usados dentro de ambiente seguro pela ANVISA para aplicar esse tipo de medicamento. Então acaba sendo inviável algum estúdio de tatuagem ter tudo isso.

E as anestesias tópicas (as famosas pomadas)? Possuem o mesmo risco?

Não, elas não possuem o mesmo risco que uma anestesia ‘’injetável’’ na corrente sanguínea. O risco que as pomadas tópicas podem causar são as reações após uso, como uma urticária. E dependendo da situação e da pessoa, virar algo ainda pior. E essas reações podem e vão prejudicar toda a arte e o trabalho do tatuador.


E essas pomadas zeram a dor igual uma anestesia na corrente sanguínea?

Não, nenhuma pomada no mercado zera a dor completamente. Elas podem ajudar a diminuir, mas não zeram. Inclusive, pessoas que já usaram falam que além de não zerar a dor completamente, seu efeito dura somente cerca de 2h. Ou seja, se a sessão da tattoo for durar mais que isso, você vai sentir dor de qualquer jeito. E você tatuador vai correr o risco de REPASSAR a pomada com a pele já aberta? 🤔

E vale lembrar também que, esses anestésicos na tatuagem não possuem registro da ANVISA. A pomada TKTX, por exemplo, é proibida no Brasil desde 2017. E o que isso significa? Significa que não possuem fiscalização e podem ter qualquer tipo de componente, inclusive componentes nocivos, que você não sabe o que vão causar ou não.

tktx, proibida, pomada, anestesia, dor tatuagem

Os médicos especialistas em anestesia variam a dose de anestesia aplicada conforme o peso de cada paciente, não é a mesma dose para todos as pessoas. Então você que é tatuador ou tatuado, como você terá noção disso? Como você saberá se a porcentagem contida na anestesia (mesmo sendo pomada, continua sendo uma droga) é aceitável ou não? Principalmente se você utilizar elas com a pele já aberta. CUIDADO, GALERA! Pode aumentar o risco de complicações!

Outro ponto importante, e também chocante, de levantar dessas pomadas que não tem fiscalização da porcentagem dos seus componentes, é de terem porcentagens muito maiores do que as levantadas na bula. E dependendo dessa alta dosagem, você pode matar uma pessoa, por que causaria arritmia e depois uma parada cardíaca. É difícil de acontecer, mas não é impossível.

Pode interferir no processo de cicatrização?

Segundo a médica anestesista que deu entrevista ao podcast TattooCast, não tem risco com a cicatrização em si, o que tem risco são as reações alérgicas após o uso, que como já falamos anteriormente, pode deixar a tattoo deformada. Isso se o seu cliente não acabar parando no pronto socorro. 🤦‍♀️

Então, o que podemos concluir com todas essas informações?

1) Se a ANVISA pegar você usando, comercializando ou divulgando pomadas anestésicas sem registro, como a TKTX, você pode ir preso, além do seu estúdio ser fechado. É CRIME, gente! Sem choro!

2) Se você ou seu cliente não aguentam a dor de jeito nenhum e/ou tem muito medo, NÃO FAÇA. Apesar da dor não ser um bicho de 7 cabeças, se você tem muito medo e acha que não vai aguentar, é melhor não fazer do que usar um anestésico na tatuagem completamente desconhecido pela vigilância sanitária e poder ter problemas muito mais sérios depois.

Compartilha essa matéria com quem pode se interessar!

Avatar

Artigos relacionados

Maori, tatuagem, tattoo, cultura, maori, nova zelandia, The Rock

A cultura Maori e o significado das suas tatuagens

Já se perguntou, ao olhar para um Maori, o significado daquelas tatuagens no rosto? Tanto em mulheres, quanto homens? Mas antes de explicar o que significa, vamos saber um pouco mais sobre sua história? Os povos Maoris são lá da Nova Zelândia, ou melhor, chegaram lá a mais de 1000 anos atrás, e hoje em […]


Trash polka, tattoo, estilos, tatuagem, buena visdta tattoo, design gráfico, arte contemporânea, criadoresSimone Pfaff e Volko Merschky

Tudo sobre o estilo Trash Polka!

Você já deve ter visto por aí alguma tattoo Trash Polka, mas talvez não soubesse que possui nome próprio e muito menos como foi criado… Então agora iremos te contar como surgiu o nome desse estilo, bem como quem criou e que referências são necessárias para realizar esse estilo! Na cidade de Würzburg, na Alemanha, […]


anestesia, medico,cuidado, tktx,

Anestésico na tatuagem?

Posso usar anestésico na tatuagem? Quais são os riscos reais e os não reais? Aposto que você já ouviu falar desses produtinhos ”inofensivos” que podem te ajudar a não sentir dor na hora de tatuar. Aqui vamos te explicar melhor o por quê não é recomendado usar, na visão de quem entende! Primeiro, vamos esclarecer: […]


estéril, luvas, gloves, biosegurança, cirurgia

Quais tipos de luva são melhores para meu estúdio?

Seja você tatuador, micropigmentador ou body piercer, sabe que o uso de luva é essencial no seu procedimento, certo? Porém ao pesquisar sobre elas, talvez você tenha encontrado vários tipos diferentes, te fazendo perguntar qual a diferença entre elas e claro, qual é melhor usar. No mercado atualmente encontramos luvas de diferentes materiais, como nitrílica, […]


Tudo o que você precisa saber sobre agulha!

Você sabe que obter bons equipamentos, como máquinas, fontes e pedais são importantes. Você sabe que estar sempre estudando é importante.


Pigmento, micropigmentação, cor, orgânico, inorgânico, tinta, cor, tipo de pele, natural sintético, cuidado,

Pigmento orgânico e inorgânico: Qual é melhor?

Qual a diferença entre pigmento orgânico e inorgânico? Qual é melhor para trabalhar? Nessa matéria te explicamos o porquê de você ter os dois tipos.



Notícias mais lidas

Maori, tatuagem, tattoo, cultura, maori, nova zelandia, The Rock
Trash polka, tattoo, estilos, tatuagem, buena visdta tattoo, design gráfico, arte contemporânea, criadoresSimone Pfaff e Volko Merschky
anestesia, medico,cuidado, tktx,
estéril, luvas, gloves, biosegurança, cirurgia
Pigmento, micropigmentação, cor, orgânico, inorgânico, tinta, cor, tipo de pele, natural sintético, cuidado,
Fotografia, tattoo, mulher maravilha, Victor Reis, Marketing, foto, imagem, insta, filtro, polarizado
anamnese, tattoo, segurança, cuidado, problemas de pele, pós venda, diabetes, doenças, anvisa, segurança
Athina, Lopes, micropigmentação, shadow, professora, estética, cuidados, skin care, eyebrows, sobrancelha
Artista, dangerdaveink, Tattoo, Pele Preta, Tattoo, Ink, Malcom X, bob Marley
sog, tattoo, minimalismo, mini, miniatura, pequena, pet, amor, pai de pet, mãe de pet, mariana Silenzi, Workshop

Assine a newsletter Art fusion

E receba promoções exclusivas! :)