Ficha de anamnese: por que é importante?
Julia - 27 de janeiro de 2021 - 15:11
A ficha de anamnese é um procedimento que você precisa entender a importância e começar a aplicar agora mesmo em seu estúdio. Você sabe para que serve?
Saber o tipo de desenho que seu cliente quer, o tamanho e o local são pontos muito importantes que é necessário ter antes do procedimento. Mas e quanto a saber se seu cliente tem algum tipo de vício, como tabagismo ou se consome muito álcool? Se possui algum histórico de doença de pele ou alergia a algum componente?
Então basicamente é uma ficha que vai fazer você conhecer por completo seu cliente e realizar o procedimento de forma muito mais segura e confiável. E, claro, não correr o risco de dar alguma coisa errada com seu trabalho e com seu cliente. É a parte mais importante!
Os primeiros itens que devem ser colocados na ficha são aqueles dados básicos, como Nome, CPF, endereço, telefone para contato, data do procedimento, e-mail. Enfim, o que é básico mesmo!
Segundo o vídeo do Escola Para Tatuadores no Youtube, esses dados básicos poderão te ajudar no futuro. Com o telefone para contato por exemplo, você pode fazer aquele ”pós venda” super necessário e perguntar como está sendo o processo de cicatrização. Seu cliente vai se sentir muito importante e vai perceber o cuidado que você tem.
Com o endereço, você pode planejar ações de marketing e mandar um cartão com um desconto para a próxima tattoo, por exemplo. Dá para pensar em diversas ações legais e positivas! 😉
Os próximos itens da ficha devem conter informações sobre a saúde do seu cliente. Dados como se possui algum tipo de alergia, são essenciais. Imagina se seu cliente possui alergia a algum componente que tem na tinta que você vai usar? Sabendo antes do procedimento, você vai conseguir trabalhar com essa informação. Aí você nos pergunta: ”mas as tintas aqui no Brasil não contém componentes que dão alergia”. Exato, as tintas que são liberadas pela ANVISA (saiba quais são liberadas nessa matéria aqui) realmente não tem problemas, mas sabemos que existem muitos profissionais que optam por utilizar outras marcas de tinta. Então fique esperto!
Outros dados como se possui algum problema de pele, se passou ou vai passar por alguma cirurgia, se é portadora de hepatite, etc, também são essenciais.
TUDO isso é muito importante de você, como profissional, saber antes do procedimento. Afinal, a tatuagem é um tipo de ferida para o corpo. Se o seu médico te pergunta qual seu histórico antes de te dar algum medicamento ou de fazer alguma cirurgia em você, por qual motivo você não acha importante fazer isso com a tattoo?
E, além disso, se a Vigilância Sanitária (ANVISA) bater na porta do seu estúdio/salão e pedir essas fichas (entenda melhor sobre a ANVISA e biossegurança aqui), não vai dar nenhum problema para você! Só vai dar se você não tiver elas….haha
Por último, vamos deixar o link da ficha modelo que o canal Escola para Tatuadores fez. Lembrando que é só uma referência, caso queira adicionar alguma outra pergunta e/ou aviso, fique a vontade! Clique aqui para acessar!