Julia - 03/12/2020 - 15:19

Biossegurança

Encontre notícias por palavra-chave:

ANVISA e Biossegurança: você sabe tudo sobre eles?

Avatar

Julia - 3 de dezembro de 2020 - 15:19

Imagina chegar em um estúdio ou salão e perceber que não existe os cuidados necessários com higiene e esterilização? Tenho certeza que você não iria querer voltar naquele lugar, né? Então bora se preocupar realmente com isso e ir atrás de fazer a coisa certa? Você pode não gostar da Anvisa por vários motivos, mas ela está aí para isso.

Vinculada com o Ministério da Saúde, a ANVISA é uma agência que exerce o controle sanitário de todos os produtos e serviços (nacionais ou importados) submetidos à vigilância sanitária, tais como medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue, hemoderivados e serviços de saúde. Além disso, ela também é responsável pela aprovação dos produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária para posterior comercialização, implementação e produção no país.

ANVISA prédio biossegurança tatuagem vigilância sanitária

Como qualquer outro estabelecimento, seu estúdio ou salão necessita de algumas normas básicas para poder funcionar com segurança e higiene. Afinal, o risco não é somente para seu cliente, é também para você. Como estamos falando de perfurações na pele, manuseio de produtos cortantes, entre outros, é obrigatório você tomar os cuidados necessários para não correr nenhum tipo de eventualidade.

Então vamos lá!

1. Antes de tudo, todos os materiais utilizados por você, seja qual for sua área (micropigmentação, tatuagem ou piercing) precisam ter registro da ANVISA. Aqui nós nem queremos entrar na discussão que existem produtos muito bons e que não são liberados aqui no país. Com esse registro é possível utilizar o produto no seu estabelecimento sem medo. Se você não tiver certeza, você pode consultar direto no site da ANVISA. Iremos te mostrar como durante a leitura desta matéria.

2. É super importante que você, profissional, faça utilização do EPI (Equipamento de Proteção Individual), como máscaras, luvas e avental. A aplicação de piercings, tatuagens e micropigmentação, por terem perfurações na pele, rompem a barreira natural e trazem riscos biológicos, como infecções. E esses materiais protegem você e o cliente desses riscos. Lembrando, sempre, que todos os materiais (se possível) precisam ser descartáveis e que haja essa troca de material de um cliente para outro.

Alexandre Veríssimo biossegurança tatuagem tatuador realismo Art Fusion

Alexandre Veríssimo (@verissimotattoo)

3. E se o material não for descartável? Então você precisará esterilizá-lo, antes de cada cliente. Esse processo precisa seguir o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde. (clique em cima do nome para acessar.)

4. Outro ponto importante é a ficha de ANAMNSENE do cliente. Nada mais é que uma ficha cadastral para deixar de registro em seu estabelecimento com algumas perguntas importantes e avisos pré estabelecidos. Segue:

Art. 3º
– Os estabelecimentos devem manter ficha cadastral de todos os
clientes atendidos, contemplando os seguintes registros:
a) Identificação do cliente: nome completo, data de nascimento, sexo,
endereço completo e o número da identidade;
b) Data de atendimento do cliente;
c) Tipo de procedimento realizado com data e local do corpo onde foi
realizado o procedimento;
d) Eventos adversos/Intercorrências (alergias, infecções, acidentes e outras);
e) Autorização por escrito dos pais e na falta destes, do responsável legal,
em caso de menores de 18 anos de idade, anexada à ficha cadastral;
f) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
g) …
Para o material completo da ficha, acesse aqui!

5. Você deverá fazer a limpeza correta do local como um todo. Macas, bancadas, cadeiras. Todo o mobiliário deve estar em perfeitas condições, revestidos com materiais impermeáveis, desinfecção e resistentes a produtos químicos. As macas, as bancadas e as cadeiras deverão passar por essa desinfecção a cada cliente. Você poderá fazer essa limpeza com o álcool 70, pois é comprovadamente eficaz.

6. As agulhas, cartuchos, batoques e biqueiras, após serem utilizados, deverão ser descartados em uma caixa coletora feita exatamente para armazenar esses materiais perfurocortantes. E após sua caixinha estar cheia, você deverá descartar ela, porém tem um local específico, ok? Nada de colocar ela em qualquer lugar. Existe um órgão responsável por esse recolhimento em cada cidade/município. No município de São Paulo, por exemplo, é a AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana. Para receber essa visita deles, é necessário realizar o cadastramento nesse link aqui.

7. É terminantemente proibido que vocês, profissionais de micropigmentação, piercing ou tatuagem, prescrevam e administrem qualquer medicamento (anestésico, antiinflamatório, antibiótico e outros) via oral, utópica ou injetável. Sendo assim, se caso o seu cliente vir a ter alguma reação alérgica ou infecção, você deverá encaminha-lo a um serviço de saúde mais próximo para os profissionais certos darem a devida atenção.

Proibido medicamentos ANVISA ESTÚDIO TATUAGEM tatuador medicar processo

8. É necessário que seu estúdio ou salão esteja cadastrado no CMVS (Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde), para que haja uma fiscalização e orientação de práticas seguras para as medidas de biossegurança necessárias. O cadastramento é simples e não possui qualquer taxa. No site da COVISA (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), você consegue fazer isso e deixar seu estabelecimento zero bala pra começar a funcionar! 😉

Ah: essa licença não possui validade, então a não ser que o local tenha alterado de endereço, de responsável legal ou até fechado, não é necessário protocolar nenhuma alteração.

Ficou em dúvida se um produto tem autorização da ANVISA? Consulte aqui!

Sabe de alguém que deveria ler isso também? Aproveita e compartilha com ele!

Nosso site conta com uma categoria específica com todos os produtos aqui mencionados. Acesse e confira clicando aqui!

Avatar

Artigos relacionados

Trash polka, tattoo, estilos, tatuagem, buena visdta tattoo, design gráfico, arte contemporânea, criadoresSimone Pfaff e Volko Merschky

Tudo sobre o estilo Trash Polka!

Você já deve ter visto por aí alguma tattoo Trash Polka, mas talvez não soubesse que possui nome próprio e muito menos como foi criado… Então agora iremos te contar como surgiu o nome desse estilo, bem como quem criou e que referências são necessárias para realizar esse estilo! Na cidade de Würzburg, na Alemanha, […]


Maori, tatuagem, tattoo, cultura, maori, nova zelandia, The Rock

A cultura Maori e o significado das suas tatuagens

Já se perguntou, ao olhar para um Maori, o significado daquelas tatuagens no rosto? Tanto em mulheres, quanto homens? Mas antes de explicar o que significa, vamos saber um pouco mais sobre sua história? Os povos Maoris são lá da Nova Zelândia, ou melhor, chegaram lá a mais de 1000 anos atrás, e hoje em […]


anestesia, medico,cuidado, tktx,

Anestésico na tatuagem?

Posso usar anestésico na tatuagem? Quais são os riscos reais e os não reais? Aposto que você já ouviu falar desses produtinhos ”inofensivos” que podem te ajudar a não sentir dor na hora de tatuar. Aqui vamos te explicar melhor o por quê não é recomendado usar, na visão de quem entende! Primeiro, vamos esclarecer: […]


estéril, luvas, gloves, biosegurança, cirurgia

Quais tipos de luva são melhores para meu estúdio?

Seja você tatuador, micropigmentador ou body piercer, sabe que o uso de luva é essencial no seu procedimento, certo? Porém ao pesquisar sobre elas, talvez você tenha encontrado vários tipos diferentes, te fazendo perguntar qual a diferença entre elas e claro, qual é melhor usar. No mercado atualmente encontramos luvas de diferentes materiais, como nitrílica, […]


Tudo o que você precisa saber sobre agulha!

Você sabe que obter bons equipamentos, como máquinas, fontes e pedais são importantes. Você sabe que estar sempre estudando é importante.


Pigmento, micropigmentação, cor, orgânico, inorgânico, tinta, cor, tipo de pele, natural sintético, cuidado,

Pigmento orgânico e inorgânico: Qual é melhor?

Qual a diferença entre pigmento orgânico e inorgânico? Qual é melhor para trabalhar? Nessa matéria te explicamos o porquê de você ter os dois tipos.



Notícias mais lidas

Trash polka, tattoo, estilos, tatuagem, buena visdta tattoo, design gráfico, arte contemporânea, criadoresSimone Pfaff e Volko Merschky
Maori, tatuagem, tattoo, cultura, maori, nova zelandia, The Rock
anestesia, medico,cuidado, tktx,
estéril, luvas, gloves, biosegurança, cirurgia
Pigmento, micropigmentação, cor, orgânico, inorgânico, tinta, cor, tipo de pele, natural sintético, cuidado,
Fotografia, tattoo, mulher maravilha, Victor Reis, Marketing, foto, imagem, insta, filtro, polarizado
anamnese, tattoo, segurança, cuidado, problemas de pele, pós venda, diabetes, doenças, anvisa, segurança
Athina, Lopes, micropigmentação, shadow, professora, estética, cuidados, skin care, eyebrows, sobrancelha
Artista, dangerdaveink, Tattoo, Pele Preta, Tattoo, Ink, Malcom X, bob Marley
sog, tattoo, minimalismo, mini, miniatura, pequena, pet, amor, pai de pet, mãe de pet, mariana Silenzi, Workshop

Assine a newsletter Art fusion

E receba promoções exclusivas! :)