Julia - 15/02/2021 - 17:36

Beauty

Encontre notícias por palavra-chave:

Pigmento orgânico e inorgânico: Qual é melhor?

Avatar

Julia - 15 de fevereiro de 2021 - 17:36

Qual a diferença entre o pigmento orgânico e inorgânico? Qual é melhor para aplicar? Essas são algumas dúvidas que alguns profissionais tem, principalmente quem está iniciando na área e ainda não tem muita noção.

Antes de tudo, vamos esclarecer qual é a importância de você saber melhor sobre isso.

Como existe atualmente no mercado os dois tipos de pigmento, sabendo a diferença entre eles, fará você saber escolher qual é melhor para cada tipo de melanina/cliente e, claro, trazer um resultado melhor. Básico, mas super importante, né?

Agora vamos lá!

Pigmento, micropigmentação, cor, orgânico, inorgânico, tinta, cor, tipo de pele, natural sintético, cuidado,

O pigmento orgânico é comumente associado com o termo ”natural”, mas não é bem por aí. O composto orgânico sempre possui carbono (um produto natural) em sua composição, mas existem compostos inorgânicos que também possuem, então para não errar, todos os compostos orgânicos possuem esses principais elementos: hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) e halogênios (Cl, Br e I).

E eles podem ser divididos em naturais ou sintéticos. Os naturais são aqueles produzidos pelos seres vivos, como carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos (DNA e RNA), vitaminas, petróleo, gás natural, metano, entre outros. E os sintéticos são sintetizados pela indústria química ou laboratórios como plástico, gasolina, medicamentos, fibras têxteis, corantes, borracha sintética, silicone, inseticidas, adoçantes artificiais, etc.

Geralmente os pigmentos orgânicos são sintetizados em laboratório, a partir de derivados do petróleo e da combinação de elementos que envolvem em sua estrutura molecular o carbono e hidrogênio. Como o site da Iron Works explicou, ”Eles se transformam em cor por meio de processos como exposição a altas temperaturas, pressão, resfriamento e eletricidade.”

São pigmentos que possuem maior durabilidade e fixação na pele, além de terem mais ”brilho”. Eles tem um poder tintorial maior.

O pigmento orgânico, mesmo sintetizado em laboratório, não quer dizer que não possua componentes naturais.
A diferença é que ele consiste em um processo de produção agropecuária ou a partir de processos extrativistas, livre de processos químicos, que não prejudicam o meio ambiente. São derivados de produtos naturais, como papel, madeira, carbono (olha ele aí de novo!),  entre outros.

Eles acabam sendo mais ”confiáveis” pelas indústrias farmacêuticas e de cosmético pois tem muito menos propensão a causar alergias ou reações na pele. E essas indústrias, claro, tem total ligação com os pigmentos de tatuagem e micropigmentação. 

Pigmento, micropigmentação, cor, orgânico, inorgânico, tinta, cor, tipo de pele, natural sintético, cuidado, laboratório

O pigmento inorgânico, em contrapartida, possui derivados de metais, como chumbo, cobre e etc. Não tem nenhum derivado natural. Por causa disso, tem um risco maior de causar alergia ou reação na pele, mas tem um porém..

Os pigmentos inorgânicos continuam sendo fabricados e usados normalmente nos procedimentos, e aí você nos pergunta o porquê. Já que é um produto que pode causar alergia, por quê ainda é usado?

Pelo simples motivo que cada cliente é um cliente, e cada pele é uma pele. O fato de dar alergia não é para todo mundo, e o pigmento inorgânico pode absorver melhor em alguns tipos de pele do que outros.

Tudo depende do objetivo final do procedimento e da técnica que será aplicada. Considerando tudo isso, o profissional saberá qual é melhor.

Além disso, é super importante que você, como profissional, escolha pigmentos autorizados pela ANVISA, independente se são orgânicos ou inorgânicos. Sendo autorizados, você tem a confiança de que aquele pigmento não contém altos níveis de qualquer elemento/componente prejudicial a saúde do seu cliente.

Aqui na Art Fusion trabalhamos somente com produtos autorizados, as marcas Iron Works e RB Kollors. A marca Iron Works mencionou que seus pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos, e para você saber qual cor é um ou outro, eles disseram para ver o número de CI na bula da tinta, os que começam com 77 são inorgânicos e se começar com outra numeração, é orgânico. As cores para lábio, se não conter pigmento branco é orgânico, e se tiver a presença do branco, a tinta se torna mista.

A RB Kollors, por sua vez, tem uma linha específica de pigmentos inorgânicos. Caso sua tinta não esteja dentro dessa linha, o pigmento é orgânico.

Então fica a dica: tenha sempre os dois tipos de pigmento no seu local de trabalho, para atender uma gama maior de clientes e as mesmas sempre saírem satisfeitas com os resultados. E se você puder também, é super interessante procurar por algum curso de pigmentologia para se aprofundar no assunto. Todo conhecimento é válido e importante.

Avatar

Artigos relacionados

Maori, tatuagem, tattoo, cultura, maori, nova zelandia, The Rock

A cultura Maori e o significado das suas tatuagens

Já se perguntou, ao olhar para um Maori, o significado daquelas tatuagens no rosto? Tanto em mulheres, quanto homens? Mas antes de explicar o que significa, vamos saber um pouco mais sobre sua história? Os povos Maoris são lá da Nova Zelândia, ou melhor, chegaram lá a mais de 1000 anos atrás, e hoje em […]


Trash polka, tattoo, estilos, tatuagem, buena visdta tattoo, design gráfico, arte contemporânea, criadoresSimone Pfaff e Volko Merschky

Tudo sobre o estilo Trash Polka!

Você já deve ter visto por aí alguma tattoo Trash Polka, mas talvez não soubesse que possui nome próprio e muito menos como foi criado… Então agora iremos te contar como surgiu o nome desse estilo, bem como quem criou e que referências são necessárias para realizar esse estilo! Na cidade de Würzburg, na Alemanha, […]


anestesia, medico,cuidado, tktx,

Anestésico na tatuagem?

Posso usar anestésico na tatuagem? Quais são os riscos reais e os não reais? Aposto que você já ouviu falar desses produtinhos ”inofensivos” que podem te ajudar a não sentir dor na hora de tatuar. Aqui vamos te explicar melhor o por quê não é recomendado usar, na visão de quem entende! Primeiro, vamos esclarecer: […]


estéril, luvas, gloves, biosegurança, cirurgia

Quais tipos de luva são melhores para meu estúdio?

Seja você tatuador, micropigmentador ou body piercer, sabe que o uso de luva é essencial no seu procedimento, certo? Porém ao pesquisar sobre elas, talvez você tenha encontrado vários tipos diferentes, te fazendo perguntar qual a diferença entre elas e claro, qual é melhor usar. No mercado atualmente encontramos luvas de diferentes materiais, como nitrílica, […]


Tudo o que você precisa saber sobre agulha!

Você sabe que obter bons equipamentos, como máquinas, fontes e pedais são importantes. Você sabe que estar sempre estudando é importante.


Pigmento, micropigmentação, cor, orgânico, inorgânico, tinta, cor, tipo de pele, natural sintético, cuidado,

Pigmento orgânico e inorgânico: Qual é melhor?

Qual a diferença entre pigmento orgânico e inorgânico? Qual é melhor para trabalhar? Nessa matéria te explicamos o porquê de você ter os dois tipos.



Notícias mais lidas

Maori, tatuagem, tattoo, cultura, maori, nova zelandia, The Rock
Trash polka, tattoo, estilos, tatuagem, buena visdta tattoo, design gráfico, arte contemporânea, criadoresSimone Pfaff e Volko Merschky
anestesia, medico,cuidado, tktx,
estéril, luvas, gloves, biosegurança, cirurgia
Pigmento, micropigmentação, cor, orgânico, inorgânico, tinta, cor, tipo de pele, natural sintético, cuidado,
Fotografia, tattoo, mulher maravilha, Victor Reis, Marketing, foto, imagem, insta, filtro, polarizado
anamnese, tattoo, segurança, cuidado, problemas de pele, pós venda, diabetes, doenças, anvisa, segurança
Athina, Lopes, micropigmentação, shadow, professora, estética, cuidados, skin care, eyebrows, sobrancelha
Artista, dangerdaveink, Tattoo, Pele Preta, Tattoo, Ink, Malcom X, bob Marley
sog, tattoo, minimalismo, mini, miniatura, pequena, pet, amor, pai de pet, mãe de pet, mariana Silenzi, Workshop

Assine a newsletter Art fusion

E receba promoções exclusivas! :)