Pigmento orgânico e inorgânico: Qual é melhor?
Julia - 15 de fevereiro de 2021 - 17:36
Qual a diferença entre o pigmento orgânico e inorgânico? Qual é melhor para aplicar? Essas são algumas dúvidas que alguns profissionais tem, principalmente quem está iniciando na área e ainda não tem muita noção.
Antes de tudo, vamos esclarecer qual é a importância de você saber melhor sobre isso.
Como existe atualmente no mercado os dois tipos de pigmento, sabendo a diferença entre eles, fará você saber escolher qual é melhor para cada tipo de melanina/cliente e, claro, trazer um resultado melhor. Básico, mas super importante, né?
Agora vamos lá!
O pigmento orgânico é comumente associado com o termo ”natural”, mas não é bem por aí. O composto orgânico sempre possui carbono (um produto natural) em sua composição, mas existem compostos inorgânicos que também possuem, então para não errar, todos os compostos orgânicos possuem esses principais elementos: hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) e halogênios (Cl, Br e I).
E eles podem ser divididos em naturais ou sintéticos. Os naturais são aqueles produzidos pelos seres vivos, como carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos (DNA e RNA), vitaminas, petróleo, gás natural, metano, entre outros. E os sintéticos são sintetizados pela indústria química ou laboratórios como plástico, gasolina, medicamentos, fibras têxteis, corantes, borracha sintética, silicone, inseticidas, adoçantes artificiais, etc.
Geralmente os pigmentos orgânicos são sintetizados em laboratório, a partir de derivados do petróleo e da combinação de elementos que envolvem em sua estrutura molecular o carbono e hidrogênio. Como o site da Iron Works explicou, ”Eles se transformam em cor por meio de processos como exposição a altas temperaturas, pressão, resfriamento e eletricidade.”
São pigmentos que possuem maior durabilidade e fixação na pele, além de terem mais ”brilho”. Eles tem um poder tintorial maior.
O pigmento orgânico, mesmo sintetizado em laboratório, não quer dizer que não possua componentes naturais.
A diferença é que ele consiste em um processo de produção agropecuária ou a partir de processos extrativistas, livre de processos químicos, que não prejudicam o meio ambiente. São derivados de produtos naturais, como papel, madeira, carbono (olha ele aí de novo!), entre outros.
Eles acabam sendo mais ”confiáveis” pelas indústrias farmacêuticas e de cosmético pois tem muito menos propensão a causar alergias ou reações na pele. E essas indústrias, claro, tem total ligação com os pigmentos de tatuagem e micropigmentação.
O pigmento inorgânico, em contrapartida, possui derivados de metais, como chumbo, cobre e etc. Não tem nenhum derivado natural. Por causa disso, tem um risco maior de causar alergia ou reação na pele, mas tem um porém..
Os pigmentos inorgânicos continuam sendo fabricados e usados normalmente nos procedimentos, e aí você nos pergunta o porquê. Já que é um produto que pode causar alergia, por quê ainda é usado?
Pelo simples motivo que cada cliente é um cliente, e cada pele é uma pele. O fato de dar alergia não é para todo mundo, e o pigmento inorgânico pode absorver melhor em alguns tipos de pele do que outros.
Tudo depende do objetivo final do procedimento e da técnica que será aplicada. Considerando tudo isso, o profissional saberá qual é melhor.
Além disso, é super importante que você, como profissional, escolha pigmentos autorizados pela ANVISA, independente se são orgânicos ou inorgânicos. Sendo autorizados, você tem a confiança de que aquele pigmento não contém altos níveis de qualquer elemento/componente prejudicial a saúde do seu cliente.
Ver essa foto no Instagram
Aqui na Art Fusion trabalhamos somente com produtos autorizados, as marcas Iron Works e RB Kollors. A marca Iron Works mencionou que seus pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos, e para você saber qual cor é um ou outro, eles disseram para ver o número de CI na bula da tinta, os que começam com 77 são inorgânicos e se começar com outra numeração, é orgânico. As cores para lábio, se não conter pigmento branco é orgânico, e se tiver a presença do branco, a tinta se torna mista.
A RB Kollors, por sua vez, tem uma linha específica de pigmentos inorgânicos. Caso sua tinta não esteja dentro dessa linha, o pigmento é orgânico.
Então fica a dica: tenha sempre os dois tipos de pigmento no seu local de trabalho, para atender uma gama maior de clientes e as mesmas sempre saírem satisfeitas com os resultados. E se você puder também, é super interessante procurar por algum curso de pigmentologia para se aprofundar no assunto. Todo conhecimento é válido e importante.