Julia - 03/12/2020 - 15:19

Tattoo

Encontre notícias por palavra-chave:

Meu material de tattoo vem da China! E agora?

Avatar

Julia - 3 de dezembro de 2020 - 15:19

Nós já sabemos que a mão de obra chinesa é barata, mas você sabe o motivo disso? E a resposta não é por que eles são ”explorados”. Inclusive, mesmo sendo recente, os chineses já conquistaram melhores condições de trabalho por lá e o operário chinês ganha proporcionalmente parecido ao operário brasileiro hoje em dia. Mas a pergunta que fica é: por que meu material de tattoo não é fabricado nacionalmente?

Até podemos fabricar nacionalmente, mas quando falamos em custo$$, as coisas mudam completamente. Pois é, para as empresas brasileiras, sai mais barato importar o material de tattoo da China, mesmo com todas as tributações e frete internacional.

Nós iremos te explicar melhor sobre isso!

China moeda brasil real tattoo exportação

Segundo uma matéria da InfoMoney de abril desse ano, a história começou dessa forma:
”Cem anos antes de os portugueses começarem a colonização do Brasil, os chineses já comercializavam com outras partes da Ásia. Para colocar em perspectiva a grandeza do império chinês à época, quando os portugueses tomaram um território da Índia em 1505, eles enviaram 20 navios e 2.500 homens. Exatamente 100 anos antes disso, a China havia enviado sua primeira frota para a Índia, que consistia em 62 navios e 30 mil homens – e essa foi apenas uma expedição.

Enfim, vários outros ciclos se passaram e chegamos à China comunista no final da década de 70. Olhando para o país, víamos um dos mais pobres do mundo, assolado pela fome e falta de desenvolvimento. Deng Xiaoping assumiu o controle e decidiu abrir um pouco a economia do país. Muitos empreendedores do Ocidente, de olho na mão-de-obra barata e no enorme mercado consumidor, não titubearam em instalar lá suas fábricas.”

Com isso, os chineses acabaram criando essa cultura de trabalhar várias horas por dia, tipo 10, 11 horas. E não pela exploração de trabalho, como mencionamos aqui, mas sim as possibilidades que eles enxergaram a partir da dedicação as atividades profissionais. Eles se sentem bem trabalhando nessa intensidade. E isso só poderia resultar em uma equação simples: mais horas de trabalho resultam em escala maior de produção, e uma escala maior de produção, resulta em custos mais baixos. Pronto! Simples assim!

barco cidade china fábrica contraste

E aí você nos pergunta: a qualidade desse material de tattoo fabricados em larga escala pode ser comprometida, não?

A resposta é não!

Segundo uma matéria do site China Link Trading de 2018, a política chinesa está reforçando as fábricas chinesas campeãs e utilizando o método denominado Oficina 18 como exemplo e demonstração da instalação de um novo modelo de fábrica que visa a tecnologia como principal aliada para técnicas de produção e melhores condições. Essa política tem como objetivo mudar a visão que o mercado mundial tem acerca da qualidade dos produtos chineses.

Então o que a alguns anos atrás a China era conhecida pelos seus produtos sem valor agregado, a escala de produção e o custo barato de mão-de-obra, hoje não é mais somente isso que gera a ela um fator de competitividade. Atualmente, 90% dos computadores, 75% dos celulares e 80% dos painéis solares do mundo são produzidos por lá.

O site Distrito.me ainda reforça: ”Há 5 anos, na lista das maiores empresas de tecnologia do mundo, apenas 2 das 20 companhias eram chinesas. Hoje, são 9. Até 2020, a expectativa é chegar a 13. Já passou a fase em que o país era lembrado por ser a nação “imitadora”, hoje ostenta um forte espírito empreendedor.”

Estão conseguindo entender por que tanta coisa vem de lá? Se com computadores, celulares, carros, é assim, com os materiais de tattoo não seria diferente, né?

Tranballhador chines fábrica tattoo ink

Outro ponto bastante importante e que faz muita diferença dentro desses acordos comerciais, é a moeda. A moeda chinesa é desvalorizada em relação ao real, mesma coisa em relação ao dólar (moeda mais usada atualmente nas transações internacionais). Isso permite que proporcionalmente, através da paridade monetária, o custo do produto chinês seja menor também. É, por isso, que o Governo Chinês atua diretamente para manter o câmbio desvalorizado, estimulando a exportação.

Gente, não tem como, temos que concordar que é uma grande potência mundial. E que seus estereótipos de ”imitador” ou de ”crianças escravizadas trabalhando várias horas por dia” são estereótipos totalmente equivocados e ultrapassados. A China não está atrás de nenhum país tecnológico e empreendedor. Muito pelo contrário, a cada ano nos surpreendemos cada vez mais.

Ps: O intuito dessa matéria é levar informação e conhecimento em torno dos produtos importados de tattoo. Não estamos e nem queremos excluir as marcas nacionais de material que muitos de vocês já conhecem. 

Avatar

Artigos relacionados

Trash polka, tattoo, estilos, tatuagem, buena visdta tattoo, design gráfico, arte contemporânea, criadoresSimone Pfaff e Volko Merschky

Tudo sobre o estilo Trash Polka!

Você já deve ter visto por aí alguma tattoo Trash Polka, mas talvez não soubesse que possui nome próprio e muito menos como foi criado… Então agora iremos te contar como surgiu o nome desse estilo, bem como quem criou e que referências são necessárias para realizar esse estilo! Na cidade de Würzburg, na Alemanha, […]


Maori, tatuagem, tattoo, cultura, maori, nova zelandia, The Rock

A cultura Maori e o significado das suas tatuagens

Já se perguntou, ao olhar para um Maori, o significado daquelas tatuagens no rosto? Tanto em mulheres, quanto homens? Mas antes de explicar o que significa, vamos saber um pouco mais sobre sua história? Os povos Maoris são lá da Nova Zelândia, ou melhor, chegaram lá a mais de 1000 anos atrás, e hoje em […]


anestesia, medico,cuidado, tktx,

Anestésico na tatuagem?

Posso usar anestésico na tatuagem? Quais são os riscos reais e os não reais? Aposto que você já ouviu falar desses produtinhos ”inofensivos” que podem te ajudar a não sentir dor na hora de tatuar. Aqui vamos te explicar melhor o por quê não é recomendado usar, na visão de quem entende! Primeiro, vamos esclarecer: […]


estéril, luvas, gloves, biosegurança, cirurgia

Quais tipos de luva são melhores para meu estúdio?

Seja você tatuador, micropigmentador ou body piercer, sabe que o uso de luva é essencial no seu procedimento, certo? Porém ao pesquisar sobre elas, talvez você tenha encontrado vários tipos diferentes, te fazendo perguntar qual a diferença entre elas e claro, qual é melhor usar. No mercado atualmente encontramos luvas de diferentes materiais, como nitrílica, […]


Tudo o que você precisa saber sobre agulha!

Você sabe que obter bons equipamentos, como máquinas, fontes e pedais são importantes. Você sabe que estar sempre estudando é importante.


Pigmento, micropigmentação, cor, orgânico, inorgânico, tinta, cor, tipo de pele, natural sintético, cuidado,

Pigmento orgânico e inorgânico: Qual é melhor?

Qual a diferença entre pigmento orgânico e inorgânico? Qual é melhor para trabalhar? Nessa matéria te explicamos o porquê de você ter os dois tipos.



Notícias mais lidas

Trash polka, tattoo, estilos, tatuagem, buena visdta tattoo, design gráfico, arte contemporânea, criadoresSimone Pfaff e Volko Merschky
Maori, tatuagem, tattoo, cultura, maori, nova zelandia, The Rock
anestesia, medico,cuidado, tktx,
estéril, luvas, gloves, biosegurança, cirurgia
Pigmento, micropigmentação, cor, orgânico, inorgânico, tinta, cor, tipo de pele, natural sintético, cuidado,
Fotografia, tattoo, mulher maravilha, Victor Reis, Marketing, foto, imagem, insta, filtro, polarizado
anamnese, tattoo, segurança, cuidado, problemas de pele, pós venda, diabetes, doenças, anvisa, segurança
Athina, Lopes, micropigmentação, shadow, professora, estética, cuidados, skin care, eyebrows, sobrancelha
Artista, dangerdaveink, Tattoo, Pele Preta, Tattoo, Ink, Malcom X, bob Marley
sog, tattoo, minimalismo, mini, miniatura, pequena, pet, amor, pai de pet, mãe de pet, mariana Silenzi, Workshop

Assine a newsletter Art fusion

E receba promoções exclusivas! :)