Quais tipos de luva são melhores para meu estúdio?
Julia - 8 de abril de 2021 - 12:13
Seja você tatuador, micropigmentador ou body piercer, sabe que o uso de luva é essencial no seu procedimento, certo? Porém ao pesquisar sobre elas, talvez você tenha encontrado vários tipos diferentes, te fazendo perguntar qual a diferença entre elas e claro, qual é melhor usar.
No mercado atualmente encontramos luvas de diferentes materiais, como nitrílica, látex natural ou vinil.
E cada um desses materiais possuem recomendações certas de onde podem ser usadas ou não. Então é super importante você entender um pouco mais de cada tipo para escolher a melhor opção para seu procedimento.
Então vamos lá!
A luva de material nitrílico, ou luva nitrílica, são feitas de borracha sintética e são hipoalergênicas. Ou seja, são a opção ideal para quem sofre de sensibilidade a borracha de látex, por exemplo.
Além disso, é o modelo de luva mais resistente ao desgaste que você irá encontrar atualmente no mercado. Podendo proteger até mesmo contra produtos corrosivos. Por conta disso, acabam tendo um valor um pouco maior do que o restante dos tipos.
As luvas vinílicas, ou luvas de vinil, também são uma boa opção para quem é alérgico ao látex. São recomendadas para procedimentos de intensidade leve a mediana, então acabam sendo bastante usadas nas indústrias de cosmético, estética e alimentícia.
São luvas mais resistentes as luvas de látex, pois possuem maior barreira contra proliferação de bactérias e a rasgos leves. E diferentemente dos demais tipos de luva, as de vinil são uma das opções mais econômicas.
Segundo a OMS, essa luva pode ser usada desde que sejam tarefas de curta duração.
E ah, elas também tem uma sensibilidade tátil maior, garantindo mais agilidade nos movimentos.
Já as luvas de látex, são as luvas mais comuns e que se encontram mais facilmente por aí. Possuem o custo mais baixo entre todas.
São bastante elásticas e podem ser usadas para vários tipos de procedimento, principalmente para higienização e limpeza, pois elas tem um poder alto de vedação. Porém como muitas pessoas tem alergia ao látex (e é bom pensar que não é só quem usa, mas também qualquer pessoa que terá contato com essa luva), elas acabam sendo descartadas. Além disso, as luvas de látex são recomendadas a serem usadas por no máximo 2 horas, pois elas tem grandes chances de perfuração, principalmente durante o procedimento. Então após esse período, o recomendado é fazer a troca.
As luvas cirúrgicas estéril, como o próprio nome diz, são usadas principalmente para cirurgias e as únicas realmente estéreis.
Bom, e já que falamos aqui para esteticistas, body piercers e tatuadores, qual a melhor para cada área?
Cada profissional, após estudar um pouco mais sobre os tipos de luva, saberá melhor qual é a mais adequada para o tipo de procedimento que faz, ou qual será mais confortável, qual tem o custo melhor para você e etc. É um conjunto de fatores que pode ser bastante pessoal.
OBS: É super importante ressaltar que é extremamente equivocado se você autoclava sua luva, pois no processo de autoclavagem ela pode deteriorar. Não existe como o processo conseguir entrar na luva e deixar ela estéril. Beleza?
Se você é tatuador(a), as luvas de látex ou nitrílicas são as mais usadas, diferente se você é body piercing, que costumam usar as luvas cirúrgicas estéreis. Agora se você trabalha com micropigmentação, camuflagem, alongamento de cílios e os demais procedimentos estéticos, além das luvas de látex e nitrílicas, há profissionais que usam as de vinil.
Porém não é via de regra, ok? Como agora você já sabe a diferença entre cada uma, você pode escolher a que se encaixa melhor a você e seu trabalho!
Esperamos que essa matéria tenha sido relevante para que você entenda um pouco melhor sobre os tipos de luva e faça a compra mais adequada para seu trabalho!
Na loja da Art Fusion você encontra a grande maioria delas, clique aqui para conferir.