Tudo o que você precisa saber sobre agulha!
Julia - 3 de dezembro de 2020 - 15:19
Você sabe que obter bons equipamentos, como máquinas, fontes e pedais são importantes. Você sabe que estar sempre estudando é importante. Você sabe que criar uma boa experiência para seu cliente é importante. Então eu espero que você saiba que realizar um bom trabalho, depende, além de tudo isso, de uma boa agulha. Tá, não só de uma boa agulha. Depende também de qual tipo de agulha, e qual momento da tattoo é mais apropriado usar cada tipo. Aqui vamos te ajudar a entender melhor sobre isso.
Primeiramente, na hora de você comprar uma agulha, você deverá saber LER a embalagem. Para saber qual é o diâmetro e qual é a medida que você está comprando. A maioria das embalagens costuma dispor da seguinte forma, exemplo: 1211MG. Os dois primeiros dígitos serão do diâmetro (nesse caso, 12 = 0,35mm). Os 2 dígitos seguintes da quantidade de agulhas (nesse caso, 11 agulhas), e as duas siglas finais significam o tipo de agulha (nesse caso, MG = Magnum).
No mercado atual, grazaDeus, temos uma quantidade muito grande de marcas, diâmetros e medidas de agulhas. E elas estão aí por um motivo, né? Vamos aprender um pouco mais sobre cada uma?
Magnum
Utilizada para realizar trabalhos de pintura, as agulhas magnum são dispostas lado a lado em duas fileiras. Temos algumas variações desse tipo de agulha, como por exemplo a Magnum Round (ou Magnum Curvada, ou RM). Elas são dispostas da mesma forma que a magnum normal, porém enquanto a MG possui as pontas totalmente retas, a RM possui as pontas arredondadas. Isso faz com que diminua o stress na pele do cliente. Outra variação é a Weaved Magnum (Ou Magnum Ondulada, ou WM). Essa é disposta alternadamente e possibilita cobrir rapidamente uma área um pouco maior. Temos também a Stacked Magnum (Ou Magnum Empilhada), que é bem parecida com a ondulada, mas com as pontas um pouco mais próximas umas das outras.
*É bom ressaltar que esses dois últimos tipos de agulhas aqui mencionadas (Stacked e Weaved) são mais difíceis de achar no Brasil.
Flat
As agulhas Flat Shaders (ou FS) são bastante parecidas com a Magnum. Porém, invés delas estarem em duas fileiras, a Flat só terá uma fileira de agulhas. Temos também a Flat Liners (ou FL) que são utilizadas para fazer linhas mais rapidamente. É possível aplicar mais tinta na pele de uma vez com esse tipo de agulha. Possibilitando degradês, ou efeitos de profundidade com um único tom de cor. *São mais difíceis de serem encontradas no BR.
Rounds
Esse tipo de agulha tem duas variações bastante comuns no mercado. Temos a Round Liner (ou RL) que são mais usadas para linhas ou contornos, e tem as pontas bastante próximas umas das outras. E as Round Shaders (ou RS), geralmente usadas para sombrear ou colorir, e possui as pontas mais espaçadas umas das outras.
Agora que você já sabe quais os tipos de agulha que temos no nosso mercado, vamos falar sobre o diâmetro delas?
Encontramos os seguintes diâmetros: 06, 08, 10, 12 e 14. Ou então, respectivamente: 0,20mm > 0,25mm > 0,30mm > 0,35mm > 0,40mm. A diferença, como você pode notar, é de 5mm para cada uma. As agulhas com espessura menor, injetam menos tinta, sendo usadas em tatuagens com preenchimentos mais leves. Enquanto as de espessura maior, injetam mais tinta, dando ao tatuador um pouco mais de rapidez. Por conta disso, para trabalhos de contorno, geralmente são utilizados as de espessura menor, e para trabalhos de preenchimento, as de espessura maior. Fez sentido?
Óbvio que isso depende de tatuador para tatuador. Por isso é importante você conhecer a fundo para entender qual tipo de agulha é mais adequada ao estilo do seu trabalho.
Depois de saber tudo isso, vamos falar sobre o comprimento da agulha? Sim, isso é importante também. Chamadas em inglês de Taper, que é a distância da ponta da agulha até sua espessura total. Isso faz diferença pelo simples motivo de que esse comprimento da agulha vai variar a quantidade de tinta que será injetada na pele e a facilidade de penetração.
Elas podem ser curtas, longas, extra longas ou super extra longas. As curtas permitem uma penetração maior da agulha e a velocidade de pigmentação também é superior. Então são mais indicadas para trabalhos como realismo, bold lines, blackworks, orientais. Já as agulhas de ponta longa, possuem a capacidade de penetrar de forma mais suave. Dessa forma, são mais indicadas para trabalhos mais detalhados, como realismo, pontilhismo, aquarela e fineline. UFA! Quanta informação!
E aí, depois de alguns anos acostumados com o mesmo tipo de agulha, veio a marca Cheyenne. Decidindo revolucionar a forma como víamos a máquina de tattoo e as agulhas.
Com a chegada das máquinas estilo PEN (caneta, em inglês, pois se assemelha a uma), veio também o cartucho. Com uma agulha um pouco menor que a convencional, dentro de um corpo ajustado específico para esse tipo de máquina e com uma membrana protetora, para evitar que tinta e sangue subam direto para a máquina. Seus tipos de agulha e diâmetros são iguais aos das agulhas convencionais, mas o ponto forte dos cartuchos é que são extremamente mais práticos e rápidos de serem trocados e manuseados. Isso da uma liberdade e velocidade ao tatuador sem igual. Como a agulha já está prontinha para uso, você só precisa encaixar na máquina e voilá!
Um ponto importante a ressaltar é que, como a Cheyenne que produziu e patenteou o encaixe de suas agulhas, a maioria das marcas de cartucho desenvolvidas atualmente tem exatamente o mesmo encaixe que os cartuchos da marca, que chamamos de ”encaixe universal” e podem ser utilizados na grande maioria das máquinas. Então quando for comprar a sua máquina PEN, fique de olho na entrada da mesma, para saber exatamente qual cartucho comprar, universal ou não.
O ponto fraco, agora, são os preços. Os cartuchos tem um valor ligeiramente mais altos que as agulhas convencionais, e isso pode pesar no bolso, dependendo de cada tatuador.
Outro ponto é a disponibilidade deles em cada região do Brasil. Por sorte, a Art Fusion Tattoo Company envia para todo o Brasil! E nós temos diversos tipos de marcas e valores, para você escolher a que cabe melhor no seu bolso e/ou a que mais se adéqua ao seu tipo de trabalho.
Não preciso nem falar que, além de tudo isso, você precisa investir em marcas que tenham registro da ANVISA, né? Vamos cuidar da nossa segurança e a do nosso cliente, sempre!
Agora que você já sabe o que deve ou não usar, repasse esse conhecimento para seus amigos.
Adquira sempre o material que se encaixa melhor ao seu estilo e técnica e bora fazer arte!
Nosso site conta com mais de 6.000 produtos para você, profissional. Acesse agora mesmo e realize sua compra!